Madalena Gomes da Silva acaba de ser eleita como diretora da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Setúbal (ESS/IPS). Sucede a António Manuel Marques, que exerceu o cargo desde julho de 2018 até ao último mês de maio.
Em nota enviada ao Ensino Magazine, o IPS revela que a eleição decorreu no dia 9 de julho e Madalena Gomes da Silva mereceu unanimidade do Conselho de Representantes.
"Além de subdiretora da ESS/IPS, integrando a equipa de António Manuel Marques, assumiu vários cargos ao longo de 25 anos de docência no IPS, nomeadamente os de presidente do Conselho Científico e do Conselho de Representantes, e de coordenadora de departamento, de curso de mestrado e de licenciatura. Atualmente, desempenhava as funções de diretora interina", explica o Politécnico.
A tomada de posse decorrerá no próximo dia 18 de julho, às 10h30, no Auditório Nobre do Politécnico (edifício ESCE/ESS), no campus de Setúbal.
Doutorada em Fisioterapia pelo Kings College London (University of London, 2002), Madalena Gomes da Silva foi homenageada em 2023, pela Ordem dos Fisioterapeutas, por ter sido a primeira fisioterapeuta a obter o grau de doutor neste ramo da Saúde em Portugal.
Na dimensão pedagógica, acumula vasta experiência nas áreas de Gestão de Projetos e Educação em Fisioterapia, com particular incidência no trabalho em ambientes multidisciplinares e interculturais, através da coordenação de vários cursos internacionais na área da Saúde.
No domínio da investigação clínica, elegeu o envelhecimento como principal área de interesse, nomeadamente no que respeita à promoção da saúde e funcionalidade das pessoas idosas, prevenção do estilo de vida sedentário e a prevenção de quedas.