A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche (ESTM), do Politécnico de Leiria, celebrou um protocolo de cooperação com a Prefeitura de Niterói (Brasil), a 5 de dezembro, para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas em torno da economia azul. O acordo prevê a partilha de recursos técnico-científicos, com vista à definição de um ecossistema de inovação e desenvolvimento para a economia azul em Niterói, integrando a ESTM e as suas unidades de investigação associadas.
“Este protocolo é uma demonstração do compromisso conjunto para o desenvolvimento de ações de economia azul e de biotecnologia, além dos desafios que existem na região. Queremos demonstrar claramente que temos, aqui, benefícios mútuos que podem ser alcançados. Temos algo para além da língua e da cultura, como a questão do oceano Atlântico que nos une. Estamos muito satisfeitos e orgulhosos por esta parceria”, afirma Sérgio Leandro, diretor da ESTM.
A cooperação pode assumir diferentes formas, como a utilização de recursos humanos, meios técnicos e infraestruturas tecnológicas para a realização de trabalhos de investigação, de ensino e de formação de recursos humanos, a realização de projetos de investigação fundamental ou aplicada e de trabalhos de prestação de serviços, bem como a facilitação do acesso à informação científica, bibliográfica e de material didático.
“Temos encontrado várias boas frentes de trabalho com cidades parceiras em Portugal. E esta é mais uma parceria, que considero muito promissora, com o Instituto Politécnico de Leiria, que tem uma experiência muito válida para a realidade brasileira, em particular de Niterói. Identificamos algumas possibilidades como, por exemplo, a recuperação das lagoas de Piratininga e Itaipu”, destaca Axel Grael, prefeito de Niterói.