Uma equipa de docentes do Politécnico de Setúbal (IPS) acaba de regressar da Letónia, onde participou na reunião de arranque do projeto internacional SIPAS, que se propõe contribuir para a modernização do Ensino Superior na área do turismo e hospitalidade, apostando na sustentabilidade, tecnologia e parcerias estratégicas com a indústria.
Financiado pelo programa europeu Erasmus+, o projeto ‘Advancing Sustainability and Technology in Tourism, Hospitality, and Services Studies through Strategic Industry Partnerships’ (SIPAS) é coordenado pela Universidade de Ciências Aplicadas de Vidzeme, na Letónia, sendo desenvolvido por um consórcio onde se encontram o IPS e duas instituições de Ensino Superior da Índia, nomeadamente o National Institute of Tourism and Hospitality Management e a Pondicherry University.
Ao longo dos próximos dois anos, e com a colaboração de cinco parceiros associados, o projeto propõe-se desenvolver e implementar módulos de estudo inovadores com a integração de tecnologias emergentes como Realidade Aumentada e Realidade Virtual (AR/VR), bem com a criação de laboratórios de inovação (I-Labs) nas universidades parceiras na Índia.
Além disso, o SIPAS aposta no reforço da colaboração entre as instituições de ensino superior e as empresas turísticas, para melhorar a qualidade do ensino e a empregabilidade dos estudantes, dotando-os de competências críticas para lidar com os desafios do setor. Em última instância, pretende-se aumentar a capacitação na área do turismo sustentável, hospitalidade e serviços e contribuir para as políticas externas da União Europeia em matéria de educação.
O IPS participa no projeto com uma equipa de sete docentes e investigadores da sua Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS), coordenada pelo docente Duarte Xara Brasil, envolvendo também a Câmara Municipal de Setúbal enquanto parceiro associado.