O Politécnico de Setúbal (IPS) reforçou o seu papel como parceiro técnico no projeto Envolver, focado no desenvolvimento do ecossistema empresarial angolano, financiado pela União Europeia e implementado pelo INAPEM de Angola. Acabado o projeto, a 27 de outubro, em Luanda, foi garantida a sua continuidade, valorizando o papel do IPS, que foi decisivo no desenho e execução da componente técnica e metodológica.
Com a duração de quatro anos, a inicitiva contribuiu decisivamente para o fortalecimento empresarial. Mais de três mil recursos humanos foram capacitados. O IPS desenvolveu ferramentas digitais, concebeu módulos formativos, apoiou a Rede Nacional de Incubadoras (RNI) e criou uma pós-graduação.
O projeto impulsionou ainda a criação do Centro do Saber, uma plataforma digital gratuita de conteúdos formativos e ferramentas de planeamento empresarial, e contribuiu para a regulamentação e operacionalização da Rede Nacional de Incubadoras (RNI), elemento estruturante do ecossistema empreendedor angolano. Na sua fase final, o Envolver implementou um projeto-piloto do Programa de Apoio Financeiro (PAF), envolvendo 13 incubadoras, 30 projetos empresariais e 17 candidaturas de financiamento, validando o modelo de acompanhamento e análise de risco desenvolvido.
O sucesso alcançado abriu caminho à continuidade da iniciativa sob a designação ‘Envolver+’, financiada pela União Europeia, que integra o IPS na qualidade de especialista que se centrará na formalização da Rede Nacional de Incubadoras, na consolidação do modelo de apoio criado e na sua implementação alargada em todo o território angolano.