O projeto REVERBDATA, desenvolvido pelos docentes Diogo Alarcão e António Couto Pinto, da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), está a permitir fazer o registo de informações acústicas de uma forma inovadora.
Segundo o Politécnico de Lisboa (IPL), a REVERBDATA “consiste numa base de dados inovadora que reúne informações acústicas detalhadas de diversos espaços emblemáticos do país, selecionados pelas características acústicas, arquitetónicas, culturais e funcionais”.
A mesma informação adianta que “o projeto oferece aos utilizadores Room Impulse Responses (RIR), verdadeiras ‘fotografias acústicas’ dos espaços, permitindo compreender e reproduzir de forma imersiva e precisa a forma como o som é ouvido e percebido.
Sublinha o IPL quer “os registos são realizados com equipamentos de alta tecnologia em locais de referência, como o Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, a Charola do Convento de Cristo em Tomar, a Igreja da Misericórdia da Lourinhã ou a discoteca Lux Frágil, entre outros espaços. Além dos dados acústicos, a plataforma inclui documentação arquitetónica e fotografias, criando um registo completo dos espaços”.
A importância do projeto foi realçada pela RTP que destacou a relevância e o impacto desta iniciativa pioneira na área do património acústico e sonoro em Portugal.