A Associação Smart Ocean (APDPCTMP) e a Ocean 14 Capital, um fundo de investimento sediado em Londres e especializado em soluções oceânicas sustentáveis, assinaram um memorando de entendimento que estabelece uma colaboração estratégica para promover novas oportunidades de cooperação, investimento e inovação sustentável na economia azul em Portugal.
O documento prevê o desenvolvimento conjunto de iniciativas com foco em áreas estratégicas, como aquacultura, pescas, biotecnologia marinha e inovação tecnológica. A parceria liga o ecossistema científico-tecnológico de Peniche aos mecanismos internacionais de financiamento.
Sérgio Leandro, coordenador do Smart Ocean, afirma que a parceria consolida Peniche como polo de inovação e reforça a ambição de transformar o Hub num verdadeiro living lab para a transição sustentável dos oceanos.
Francisco Saraiva Gomes, da Ocean 14 Capital, manifestou entusiasmo, salientando que a colaboração permitirá ampliar o alcance e impacto, antecipando que o Smart Ocean se tornará um cluster de sucesso.
O Smart Ocean integra a Rede Nacional de Hubs Azuis e tem como sócios fundadores o IPLeiria, o Município de Peniche, a DOCAPESCA e a Biocant.