Um estudo de José Amoroso, docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, indica um crescimento significativo dos desportos de disco nas escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM) desde a implementação do projeto de Ultimate na região em 2014-2015. A participação de alunos passou de 1200 em 2015-2016 para mais de 3.200 em 2023-2024.
O estudo, apresentado no International Seminar Sport and Science 2025 (Universidade da Madeira) que celebrou os 10 anos do projeto, analisou a expansão da iniciativa, as formações para professores (13 ações realizadas) e a realização de torneios escolares. Os resultados mostram o sucesso do projeto na disseminação do Ultimate e outros desportos de disco como ferramenta pedagógica, abrangendo desde o pré-escolar ao secundário.
José Amoroso apresentou também o estudo ‘Disc Sports in Schools’, que analisou o crescimento global destas modalidades em contexto escolar em sete países (incluindo Portugal). O estudo destacou o papel das escolas na disseminação destas práticas e o seu contributo para o desenvolvimento de competências motoras e sociais, trabalho de equipa e valores éticos, como o ‘Spirit of the Game’.