O docente da Escola Superior de Tecnologia do Politécnico de Castelo Branco (ESTCB-IPCB), Paulo Gonçalves, foi um dos oradores convidados do 9º Fórum Internacional do IEEE RTSI – Research and Technologies for Society and Industry. O evento decorreu, entre os dias 24 e 26 de agosto de 2025, em Tunis (Tunísia).
Em nota enviada ao Ensino Magazine, o IPCB explica que o docente da Escola Superior de Tecnologia participou no workshop "Exploring Ethical Challenges in 6G IoT Robotics: Pathways to Innovation", onde apresentou trabalho recente sobre a utilização de normas sobre ética baseadas em ontologias, aplicada à interação de robôs com idosos. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto EUROAGE+ financiado pelo Programa Interreg-Poctep.
O encontro foi "organizado no contexto das atividades do grupo de trabalho da norma IEEE P1955 "Standard for 6G Empowering Robotics" e do comité "Action for Industry" da Região 8 do IEEE, que inclui a Europa, África e Médio Oriente. A referida norma engloba os domínios da robótica e das comunicações, nomeadamente o 6G", adianta a mesma nota.
O docente do Politécnico de Castelo Branco apresentou o estado atual da integração entre a robótica e as normas sobre ética. Paulo Gonçalves discorreu sobre o trabalho em curso no IPCB, que consiste no desenvolvimento de uma plataforma que engloba estas temáticas e que procura inferir comportamentos éticos e não-éticos na interação entre humanos e robôs, com base na perceção que estes têm do ambiente onde interagem com idosos.
Recorde-se que o IEEE é uma rede global com mais de 486.000 profissionais STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), cujo principal objetivo é promover a inovação e a excelência tecnológica em benefício da humanidade.