Os docentes e investigadores do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Daniel Raposo, Domingos Santos e João Neves são os autores do Plano Estratégico das Aldeias Bauhaus EUROACE (2023 – 2030). O documento, apresentado publicamente em Arronches, servirá de “base para candidaturas à 8.ª Convocatória do Programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP), no âmbito da Prioridade 6: cooperação transfronteiriça para estratégias multissetoriais em zonas não urbanas”.
No entender dos seus autores, “mais do que um plano, o documento representa um ponto de viragem. Uma convocatória à ação. Trata-se de um novo modelo de desenvolvimento mais participativo, cooperativo, criativo e inovador, desenhado para responder aos desafios de coesão, despovoamento e revitalização nas zonas rurais da euro-região EUROACE”.
O IPCB recorda que “o território funcional selecionado na euro-região EUROACE, integra 105 municípios espanhóis e quatro concelhos portugueses, representando cerca de 326 mil habitantes do lado espanhol e 28 mil do lado português”.
O plano propõe um novo caminho para transformar este território transfronteiriço num espaço mais sustentável, habitável e atrativo, tendo em conta os três princípios da Nova Bauhaus Europeia — Sustentabilidade, Estética e Inclusão — e com o Objetivo Político 5 da União Europeia: aproximar a Europa dos cidadãos, promovendo o desenvolvimento integrado dos territórios.
A Estratégia das Aldeias Bauhaus EUROACE articula habitação, energia, património, turismo sustentável, mobilidade, saúde, bem-estar, economia social e reabilitação urbana e natural. O objetivo é promover territórios mais belos, sustentáveis e inclusivos — aldeias com futuro, enraizadas no presente.