O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) acaba de ser distinguido com Prata nos Graphis Design Awards 2026, em Nova Iorque, pela identidade do Enter The Void. Em nota enviada ao Ensino Magazine, o IPCA esclarece que a submissão "Enter The Void — Festival Identity" foi reconhecida nas categorias Branding e Print.
Na informação partilhada com a nossa redação, o IPCA adianta que "o projeto de identidade gráfica nasceu no âmbito da unidade curricular Desenho Digital 2, do curso TeSP de Ilustração e Arte Gráfica (IAG), e foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar composta por Cristina Coutinho, Ana Moreno, Francisco Modesto, Célia Lobo Machado e os estudantes Thialison Silva e Luís Morais. A distinção reflete o trabalho colaborativo entre docentes e estudantes e o compromisso do IPCA com a aprendizagem aplicada em contexto real".
Na mesma nota é referido que "a Enter The Void é uma iniciativa de inovação pedagógica do IPCA dedicada à reflexão sobre a criatividade nas áreas das artes, design e multimédia. Num ambiente descontraído e colaborativo, aproxima estudantes, docentes e profissionais convidados. O evento realiza-se anualmente em Guimarães, nas Salas de Ensaio do Teatro Jordão, em coorganização com o Município de Guimarães".
Fundada em 1944, a Graphis é uma referência internacional na celebração da excelência em comunicação visual, promovendo competições e publicações de prestígio que divulgam trabalhos de profissionais e novos talentos. Com sede em Nova Iorque, a organização reúne e difunde projetos de todo o mundo.