O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) submeteu à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) propostas para dois programas de Doutoramento, um em AgroEcologia e Inovação Tecnológica, oferta própria do IPBeja, e outro em Ciências do Desporto, em associação com os Politécnicos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Santarém, Setúbal e Viana do Castelo.
Esta iniciativa surge após a recente alteração legislativa (Lei n.º 16/2023) que permite aos politécnicos conferir o grau de doutor, mediante condições específicas como a afiliação de docentes a centros de investigação classificados com Muito Bom ou Excelente pela FCT, condição que o IPBeja alcançou através da sua política de afiliação.
Os novos programas, de natureza profissionalizante, visam fortalecer a oferta formativa, valorizar o corpo docente e consolidar o impacto científico e tecnológico da instituição. O Doutoramento em AgroEcologia formará especialistas para impulsionar a inovação e sustentabilidade nos setores agrícola, alimentar e ambiental. O Doutoramento em Ciências do Desporto, suportado pela unidade de investigação SPRINT, visa formar investigadores e especialistas, aproveitando a rede de escolas superiores do consórcio.
Beja com Mestrados
Entretanto, num outro nível, o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) tem aberta a primeira fase de candidaturas aos seus cursos de Mestrado entre 21 de abril e 30 de junho. A candidatura é feita online no portal do IPBeja, mediante pagamento de uma taxa de 50 euros. Os editais específicos de cada mestrado, com informações detalhadas, estão também ali disponíveis.