A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria, em Peniche, acaba de conquistar a certificação Biosphere Sustainable Lifestyle, pelo seu compromisso com a promoção da sustentabilidade e implementação de ações alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O distintivo foi atribuído pelo Instituto de Turismo Responsável (RTI), através da Biosphere Portugal.
A entrega do certificado decorreu a 26 de junho, na instituição, numa cerimónia que contou ainda com o hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas, símbolo do empenho contínuo da comunidade escolar na construção de um futuro mais sustentável.
Para a obtenção da certificação Biosphere Sustainable Lifestyle, a ESTM desenvolveu e implementou um plano de ação que compreende um conjunto de iniciativas e boas práticas em dimensões como Ambiente e Alterações Climáticas, Sociedade e Cultura, e Governança e Economia.
Entre as atividades e projetos promovidos pela Escola, com o envolvimento de estudantes, docentes e colaboradores, e que contribuíram para a obtenção desta certificação, destacam-se ações relacionadas com a literacia dos oceanos, desperdício alimentar, sustentabilidade social, redução do impacto ambiental, promoção do empoderamento do trabalho, recolha de lixo marinho, compostagem, instalação de ecopontos no edifício pedagógico, criação de materiais informativos para promover práticas sustentáveis, bem como o uso da ‘Return Box’, para reciclagem de marcadores e esferográficas, entre outras iniciativas.
“Esta certificação reforça o nosso compromisso com a promoção da sustentabilidade e acreditamos que será um estímulo para a melhoria contínua das práticas ambientais, incentivando o envolvimento da comunidade académica em projetos e ações sustentáveis e promovendo uma cultura institucional mais consciente e responsável. Por outro lado, a distinção valoriza também o posicionamento da ESTM como instituição de ensino superior de referência e diferenciada na área da sustentabilidade, tornando-a mais atrativa para estudantes e investigadores nacionais e internacionais”, afirma Sérgio Leandro, diretor da ESTM.