A Escola Superior Agrária do Politécnico de Castelo Branco (ESACB) comemorou, no dia 5 de dezembro, o seu 42.º aniversário, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, diplomado pela escola.
O governante aproveitou o momento para recordar os tempos de estudante na instituição, mas também para sublinhar a importância da ESACB e de outras instituições semelhantes para o país. No seu entender são estas escolas que podem aportar conhecimento e investigação a um setor fundamental como a floresta que enfretnta grandes desafios e para o qual foi desenhado um plano a longo prazo.
António Fernandes, presidente do Politécnico de Castelo Branco, evidenciou o papel determinante da ESACB e do IPCB no desenvolvimento do setor florestal em Portugal, salientando o contributo científico, técnico e profissional que a instituição tem vindo a assegurar ao longo de mais de quatro décadas. Facto realçado também pelo presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues.
O percurso a ESACB foi ainda sublinhado pelo diretor da Escola, Paulo Fernandez, que destacou a abertura do primeiro doutoramento do Politécnico que decorrer na ESACB e que é promovido em cooperação com os politécnicos de Coimbra, Viseu e Santarém. A sessão teve ainda a intervenção do presidente do Núcleo de Estudantes, João Carvalho.
A cerimónia solene, que teve um momento musical interpretado por Miguel Carvalhinho e Pedro Ladeira, distinguiu os colaboradores que se aposentaram recentemente e terminou com a habitual fotografia de grupo na escadaria principal e com o corte do bolo de aniversário, servido pela Escola Profissional Agostinho Roseta.