O livro "Saúde e estilos de vida no ensino superior" acaba de ser lançado no salão nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.
Coordenado por Pedro Alcântara da Silva, a obra tem a participação de Rute Borrego, docente do Politécnico de Lisboa, e dos investigadores Joaquim Caetano, Elsa Lavado, Cecília Lázaro, João Limão, Sérgio Moreira, Jussara Rowland e Natacha Silva.
Esta obra surge no âmbito do projeto de investigação Saúde e Estilos de Vida no Ensino Superior em Portugal (ES+Saúde), coordenado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e posto em prática por uma equipa multidisciplinar constituída por sociólogos, psicólogos, médicos, nutricionistas e investigadores das ciências da comunicação e especialistas em estatística, provenientes de várias instituições académicas e organismos públicos.
Pretendeu-se elaborar, com este estudo, um diagnóstico abrangente sobre os vários tipos de comportamentos e atitudes relacionados com a saúde e estilos de vida dos estudantes do ensino superior público, tanto os potenciadores de comportamentos de risco como os promotores da saúde e preventivos da doença.
Este mapeamento abre caminho, também, para a elaboração de planos estratégicos de intervenção a diferentes níveis de atuação sobre a saúde e estilos de vida desta população, com impacto na sua saúde global, bem-estar e desempenho académico, e com eventual repercussão nos comportamentos e no estado de saúde ao longo da vida.
A sessão contou de apresentação contou com a presença do reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira, que sublinhou o facto "das perceções para que possamos tomar decisões estão baseadas em pesquisas científicas, e por isso este livro é muito relevante e atual".