O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, presidiu à cerimónia dos 42 anos da CESPU, assinalada no passado dia 15 de novembro, no Auditório do Centro de Cultural de Paredes. Na ocasião o governante sublinhou a importância do ensino superior e da investigação, lembrando que está em curso a elaboração de uma proposta para revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (Rjies), a qual deverá ser apresentada, ainda este ano, às instituições.
Para além de Fernando Alexandre, marcou presença o presidente da Câmara de Paredes, Alexandre Almeida
O Presidente do Conselho de Administração da CESPU, António Almeida Dias, teve como foco o presente e o futuro da instituição. A cerimónia iniciou-se com momentos de bailado com alunos do Conservatório de Dança do Vale do Sousa e terminou com a interpretação de peças líricas na voz de Nuno Oliveira acompanhado ao piano por Rui Mesquita.
Durante a cerimónia foram homenageados os colaboradores da CESPU com 30 anos de serviço. Foram ainda reconhecidos com o Prémio Santander, os dois melhores alunos de pós-graduação, nas áreas das Ciências Dentárias e Enfermagem.
A investigação e inovação desenvolvida na CESPU foi reconhecida com a atribuição de um donativo, a título de mecenato, pela Lusitânia Seguros e M.Costa Seguros às cinco unidades de investigação da CESPU, UNIPRO, ToxRun, H²M, IA&SAÚDE, iHealth4Well-being.