Inês Oliveira e Miguel Russo, fisioterapeutas e estudantes de mestrado no Politécnico de Setúbal (IPS), são os vencedores do Prémio Dr. Santana Carlos, atribuído pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), através do seu Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão (CMRA).
O prémio será entregue a 20 de maio, na cerimónia de encerramento das Jornadas Internacionais CMRA 2024, e reconhece a qualidade da comunicação apresentada com base num estudo desenvolvido no âmbito do projeto NOISyS, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O projeto visa desenvolver um novo modelo para a reabilitação do membro superior em pessoas com AVC, com recurso a tecnologias emergentes baseadas na Realidade Virtual e Interfaces Cérebro-Computador.
Os resultados apresentados, sob o título ‘Using Brain-Computer Interface and Virtual Reality for stroke rehabilitation: a Collaborative Design’, foram supervisionados pelas docentes Carla Mendes Pereira e Ana Isabel Almeida, no âmbito do mestrado em Prática Avançada de Fisioterapia em Neurologia, ministrado pela Escola Superior de Saúde (ESS/IPS), e por Athanasios Vourvopoulos, do Institute For Systems and Robotics (Universidade de Lisboa).
“Sentimos um orgulho muito grande em ver o nosso trabalho reconhecido. Acreditamos que, desta forma, conseguiremos melhorar a vida dos nossos utentes, por irmos ao encontro das suas necessidades e objetivos, auxiliados pelas novas tecnologias, expertise clínica e método científico”, referiu na ocasião a premiada Inês Oliveira.
O prémio, criado como forma de homenagear o mentor do Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão, Santana Carlos, visa contribuir para a promoção e desenvolvimento da investigação clínica na área da Medicina Física e Reabilitação.