O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) vai ter, na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), um polo do Centro de Investigação & Inovação em Educação (inED).
O polo deste Centro funcionará no Instituto de Investigação Aplicada (i2A) do Politécnico de Coimbra, nas instalações da ESEC, afirma o IPC, numa nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa.
O inED é um centro avaliado e reconhecido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e que tem como instituição principal de gestão o Instituto Politécnico do Porto.
O Centro de Investigação & Inovação em Educação visa, nomeadamente, fomentar a investigação e a inovação, nas áreas da formação de professores e educadores, dos desafios da sociedade e educação, da educação especial e inclusão, e da cultura, arte e educação, dando prioridade a cooperações com outras entidades nacionais e internacionais, designadamente, através de projetos e formações.
O presidente da ESEC, Rui Antunes, considera que se trata de mais um passo importante na consolidação do projeto da Escola Superior de Educação de Coimbra.
“Num país de leiras pequenas e muros altos, é de sublinhar a abertura do inED à entrada de outros parceiros institucionais. A integração da ESEC no inED vai permitir à Escola aprofundar a sua ligação às ESE do Porto e de Viana do Castelo - instituições parceiras do inED –, com vista, nomeadamente, ao desenvolvimento de projetos de investigação & inovação e de ofertas formativas, quer ao nível dos cursos de mestrado e doutoramento, quer na formação pós-graduada e ao longo da vida”, sublinha Rui Antunes.
Já para o presidente do IPC, Jorge Conde, “este é um sinal de que o Politécnico de Coimbra pode e quer caminhar de forma organizada e em parceria na área da investigação”.
“A integração com um centro que já tem caminho feito e que nós podemos ajudar a potenciar é a solução que nos parece mais profícua”, conclui.