O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), em parceria com a Câmara local, volta a associar-se à Noite Europeia dos Investigadores (NEI). A iniciativa decorre dia 29 de setembro, entre as 10h30 e as 22h00, na Casa da Baía, propondo aproximar a ciência do grande público através de atividades interativas e lúdicas.
Em nota enviada ao Ensino Magazine, o Politécnico de Setúbal refere que a iniciativa tem como tema “Construir Pontes: O Diálogo entre Ciência e Sociedade”, e apresenta uma oferta de workshops e outras atividades práticas, visitas guiadas, conversas com os investigadores do IPS e muitos momentos de animação para os visitantes de todas as idades.
Segundo a mesma nota, o programa diurno, "dedicado aos alunos do pré-escolar ao ensino secundário e profissional, inclui visitas guiadas ao CIRES - Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado e cinco workshops que abordam questões tão diversas como o porquê de ser cientista, o impacto da ciência na vida quotidiana, o que ter à mão em caso de sismo, como ser empreendedor ou ainda como pode a inseminação artificial em abelhas-rainha ser um fator de sustentabilidade".
O programa prossegue e a "partir das 19h00, as propostas da NEI alargam-se a toda a comunidade local, com animação a cargo das tunas do IPS, uma visita guiada à Casa da Baía, e um período de conversas-expresso com investigadores do IPS. Esta será uma oportunidade de conhecer, na primeira pessoa, a tarefa diária de produzir e disseminar conhecimento em áreas como Educação, Saúde e Bem-estar, Sustentabilidade e Tecnologia e Sociedade", refere o IPS
Recorde-se que a noite europeia dos investigadores tem a periodicidade anual e é promovida pela Comissão Europeia como forma de fomentar uma maior proximidade entre os cientistas e a comunidade, de dar a conhecer o trabalho de investigação desenvolvido nos diferentes países e de demonstrar o impacto da ciência, direta ou indiretamente, no quotidiano dos cidadãos. Outro dos seus objetivos é aumentar o interesse das crianças e jovens na ciência e nas carreiras científicas.
A NEI conta com o apoio de vários parceiros locais, nomeadamente a ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, S.ENERGIA – Agência Regional de Energia e SMS – Serviços Municipalizados de Setúbal.