O Conselho Geral do Instituto Politécnico de Castelo Branco aprovou, por unanimidade, o Relatório de Atividades e Contas referente ano de 2022, em reunião realizada no dia 14 de junho, disse ao Ensino Magazine aquela instituição.
Citado na mesma nota, o presidente do IPCB, António Fernandes, sublinhou que “o resultado muito positivo do desempenho institucional, ao nível do aumento do número de estudantes, da abertura de concursos de admissão de pessoal docente, não docente e de concursos de promoção, e do desempenho financeiro, se deve ao trabalho de toda a equipa constituída pelos Vice-presidentes, Administrador, e demais intervenientes, sendo de destacar os coordenadores dos serviços (...). A qualidade e capacidade de trabalho das pessoas do IPCB são o garante de que coletivamente seremos capazes de aproveitar as oportunidades e granjear novos e exigentes desafios”.
Segundo a informação enviada ao nosso jornal, “o IPCB concretizou plenamente 14 dos 22 objetivos, tendo 7 apresentado uma taxa de concretização superior a 50%, e sido cancelado um objetivo. Os objetivos dos processos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) tiveram todos uma concretização plena, tendo a auditoria externa de renovação da certificação do SGQ do IPCB, realizada pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação a 27 de setembro e 3 e 4 de outubro de 2023, concluído que o IPCB demostrou capacidade para a manutenção da certificação do seu SGQ”.
Já no que respeita aos mecanismos de avaliação e melhoria, o IPCB revela que “se verificou 91% dos estudantes do politécnico se encontram satisfeitos com os serviços académicos, avaliação que se estende aos Serviços de Acção Social, com os quais a comunidade estudantil se mostrou globalmente satisfeita. A satisfação dos colaboradores encontra-se acima dos 70% (percentagem de respostas entre 4 e 6), superando em alguns casos os 80%. É importante também sublinhar a elevada satisfação dos trabalhadores com o IPCB, medida em quatro dimensões: imagem global do IPCB; desempenho global do IPCB; papel do IPCB na sociedade; perspetiva de futuro do IPCB”.
Revela ainda a mesma nota que “foram abertas vagas para concursos documentais internos de promoção de docentes à categoria de professor coordenador principal e professor coordenador, e concursos documentais para lugares de professor adjunto, tendo beneficiado de valorização remuneratória, por alteração obrigatória de posicionamento remuneratório, um total de 64 docentes. Foram também abertos procedimentos concursais para o preenchimento de postos de trabalho na carreira e categoria de técnico superior, de assistente técnico, e de assistente operacional, e concursos interno de acesso limitado para o preenchimento de postos de trabalho na categoria de especialista de informática”.
Relativamente ao desempenho financeiro, o IPCB teve um orçamento para 2022 de 24 milhões 122 mil e 62 euros. A receita cobrada líquida em 2021 (incluindo o valor do saldo transitado da gerência anterior) ascendeu a 29 milhões 97. mil 947,13 euros. Foram efetuados pagamentos no valor de 25 milhões 945 mil 252,12 euros. O saldo transitado para a gerência seguinte foi de 3 milhões 152 mil 697,01 euros”.
Refere ainda o IPCB, que “ 80% dos estudantes que apresentaram candidatura a bolsa de estudo em 2021/2022 beneficiaram deste apoio social direto, valor que corresponde a cerca de 29% do total dos estudantes do IPCB. No âmbito das verbas do mecenato foram atribuídas, no ano letivo 2021/2022 e 2022/23, 18 bolsas de estudo a estudantes do IPCB, no valor total de 18 mil euros”.