No Dia Mundial do Turismo decidi escrever sobre o Ensino do Turismo na Universidade de Évora. A instituição oferece neste momento os três ciclos de estudo: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento. Não foi fácil implementar o ensino do turismo na Universidade de Évora. Tal como aconteceu noutras instituições de ensino superior nacionais e internacionais, o turismo era percebido, por alguns, como uma área pouco relevante para ser estudada na universidade. Mas a persistência de alguns docentes foi essencial para que esta área do saber crescesse na nossa Academia.
Évora já teve um Doutoramento em Turismo no sistema pré-Bolonha. Eu própria sou doutorada em Turismo pela Universidade de Évora e sinto-me orgulhosa desse percurso. Estou certa de que os meus sete colegas que também se doutoraram na Universidade de Évora partilham do mesmo sentimento. Com a implementação de Bolonha, surgiram novas regras e o Doutoramento em Turismo não pôde ter continuidade, levando a que a instituição ficasse sem este ciclo de estudos durante cerca de 12 anos.
A aposta da atual reitora em submeter à A3ES a acreditação do Doutoramento em Turismo foi um passo decisivo para consolidar a oferta formativa da Universidade de Évora nesta área. Hoje temos a fileira completa, e o ensino do turismo na instituição é uma aposta plenamente consolidada.
O turismo, como objeto de estudo académico, tem uma natureza complexa. Mas, é precisamente dessa complexidade que nasce a motivação para aprofundar o seu estudo no meio académico. É um facto que o turismo não dispõe de métodos científicos próprios e, por isso, recorre ao campo de outras ciências, nomeadamente das ciências sociais, para ser analisado por investigadores de diferentes áreas. No entanto, o estudo do turismo tem vindo a gerar, cada vez mais, conhecimento científico. Por isso, acredito que o Doutoramento em Turismo da Universidade de Évora constitui uma via essencial para novas investigações que poderão dar origem a teorias inovadoras, contribuindo assim para a afirmação científica do Turismo.
Neste Dia Mundial do Turismo, celebro não apenas uma atividade sociocultural e económica, mas sobretudo o conhecimento, a investigação e a formação que a Universidade de Évora orgulhosamente coloca ao serviço da sociedade e do futuro do turismo.