As escolas do ensino básico vão ter cursos de teatro para os 2º e 3º ciclos do ensino básico. O anúncio é feito em Diário da República.
Com esta medida, os alunos do 5.º e do 7.º anos vão poder inscrever-se, no próximo ano letivo, no curso básico de Teatro, o novo curso artístico especializado que passa a fazer parte da oferta educativa do ensino básico.
"Pretende-se, agora, incluir no elenco de cursos artísticos especializados que integram a oferta educativa do ensino básico o curso básico de teatro, o qual visa proporcionar uma formação na área do teatro, permitindo aperfeiçoar competências e capacidades técnico-artísticas específicas no âmbito da ação teatral e, simultaneamente, desenvolver princípios e valores previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória", diz a portaria a que tivemos acesso.
A portaria introduz no elenco de cursos artísticos especializados do ensino básico o curso básico de teatro para os 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
A portaria, assinada pelo secretário de Estado da Educação, estabelece o calendário de entrada em vigor dos cursos. Assim, a portaria produz efeitos a partir do ano letivo de 2022/2023, no que respeita aos 5.º e 7.º anos de escolaridade; 2023/2024, no que respeita aos 6.º e 8.º anos de escolaridade; e 2024/2025, no que respeita ao 9.º ano de escolaridade.