A Livraria Caixotim e a RVJ Editores promovem, no próximo dia 12 de setembro, pelas 18H00, a sessão cultural “uma leitura da poesia de Afonso Carrega” e “um olhar sobre a pintura de Joaquim Picado”.
A iniciativa decorre na livraria Caixotim (rua do Pina, em Castelo Branco) e está inserida no 28.º aniversário da RVJ Editores, com sede na cidade albicastrense.
Com entrada gratuita, a sessão integra a leitura de poemas dos livros “Bloco de Notas”, pela professora do ensino superior Maria de Lurdes Gouveia Barata (Milola) e “Codex XXV”, por Ana Leal Oliveira e Ana Mónica. O ensaísta Paulo Samuel falará sobre a obra poética do jovem albicastrense, que aos 16 anos lançou o seu primeiro livro de poesia.
A pintura e o processo criativo também integram esta sessão, onde estão expostas algumas das ilustrações de Joaquim Picado que integraram o livro “Bloco de Notas”. Joaquim Picado, além de falar sobre as obras expostas, incidirá a sua intervenção sobre o modo com concretiza os seus quadros.
Recorde-se que Afonso Carrega, estudante do 3.º ano do curso de Relações Internacionais, na Universidade de Lisboa, é um dos mais jovens poetas portugueses editados. Natural de Castelo Branco tem dois livros de poesia publicados e um de prosa referente ao prémio literário “Nuno Álvares”, de que foi o vencedor. Joaquim Picado é professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com experiência na docência do Ensino Superior Politécnico - formação inicial e contínua de professores, supervisão de práticas de ensino, formação de professores e em Avaliação do Desempenho Docente . Como pintor já realizou diferentes exposições, uma das quais na sala da Nora, em Castelo Branco. É autor de centenas de obras que demonstram a sua versatilidade em diferentes técnicas. Cedeu a maioria das ilustrações para o livro “Bloco de Notas”.
A sessão cultural terá a duração de 60 minutos e terminará com um “porto d’honra”. A entrada é livre.