A publicação portuguesa, Ensino Magazine é uma das publicações, a nível mundial, que integra a campanha World News Day, lançada pelo Fórum Mundial de Editores, pela Fundação de Jornalismo do Canadá (CJF) e pelo Projeto Continuum.
O objetivo é chamar a atenção do público para o papel que os jornalistas desempenham na divulgação de notícias credíveis que servem os cidadãos e a democracia.
Para João Carrega, diretor da principal publicação portuguesa dedicada à educação, cultura e juventude, a adesão à campanha vem ao encontro daquilo "que são os valores do Ensino Magazine e de um jornalismo de qualidade concretizado por jornalistas. O rigor é a alma mater do jornalismo e das notícias, reportagens, entrevistas etc. E essa é a palavra de ordem no Ensino Magazine, desde que foi fundado em fevereiro de 1998".
No entender daquele responsável é importante, cada vez mais, que a sociedade tenha "literacia mediática e comunicacional. Um trabalho que deve começar na escola com os mais novos e acabar em casa com os nossos avós. No mundo atual, em que a desinformação e as notícias falsas ou incorretas proliferam nas redes sociais e em órgãos de comunicação não regulados que não cumprem as regras, é fundamental um jornalismo sério, rigoroso e isento, capaz de lidar com pressões, que existem e sempre existirão, não lhes cedendo um milímetro que seja. Mas também é importante que os consumidores de informação, que somos todos nós, saibam separar o trigo do joio e perceber o que é verdade ou mentira".
Esta campanha, que simbolicamente termina, dia 28 de setembro - Dia Mundial do Jornalismo - envolve centenas de organizações de comunicação social, associações de apoio aos media e particulares de mais de 100 países, que se comprometeram a sensibilizar para a importância da divulgação de notícias fiáveis.
A World News Day é apresentada pelo Fórum Mundial de Editores, pela Fundação de Jornalismo do Canadá (CJF) e pelo Projeto Continuum e prevê a divulgação de materiais como vídeos, artigos de opinião, anúncios e conteúdos para as redes sociais.