As Universidades e Politécnicos disponibilizaram 15 mil 923 vagas para a segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. A dois dias do final das candidaturas há menos 2239 candidatos que no ano passado, segundo os dados disponibilizados pela Direção-Geral do Ensino Superior.
Recorde-se que na primeira fase concorreram cerca de menos nove mil alunos do que no ano passado. A segunda fase está a seguir a mesma tendência.
De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), vão a concurso 15.923 vagas, sendo a esmagadora maioria lugares para os quais não houve candidatos durante a 1.ª fase.
Na primeira tentativa para entrarem no ensino superior, mais 43 mil alunos ficaram colocados numa instituição pública, mas ficaram por ocupar 11 mil 513 vagas.
A esse número, somam-se 4401 lugares para os quais houve estudantes colocados, que acabaram por não se inscrever, e outras 20 vagas adicionais.
Entre os cursos com mais vagas disponíveis na 2.ª fase há vários na área de Engenharia Informática e sobretudo em instituições do interior do país, como a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, os institutos politécnicos de Bragança, Castelo Branco e Guarda.
O prazo de candidatura à 2.ª fase do concurso nacional de acesso arrancou no dia 25 de agosto e termina na quarta-feira.
Até ao final do dia de domingo, tinham-se candidatado 12.889 estudantes, segundo os dados atualizados diariamente na página da Direção-Geral do Ensino Superior.
Os resultados serão divulgados em 14 de setembro, seguindo-se depois uma 3.ª fase, entre 23 e 25 de setembro, com as vagas sobrantes.