O Portugal Air Summit, a maior cimeira Aeronáutica da Península Ibérica, decorre em Ponte de Sor de 12 a 15 de outubro. O evento reúne as entidades e personalidades mais relevantes da indústria para debater e analisar o potencial e futuro da Aviação, Aeronáutica, Espaço e Defesa.
O evento volta a colocar Ponte de Sor como ponto central no setor aeronáutico e aeroespacial, fruto da forte aposta que a autarquia liderada por Hugo Hilário tem feito ao longo dos últimos anos.
O Portugal Air Summit será acompanhado pelo Ensino Magazine. A sessão de abertura contará com as presenças do autarca de Ponte de Sor, Hugo Hilário, e do Secretário de Estado da Economia, João Neves, no dia 12, às 9H30. Para esse dia estão confirmadas as participações de Tânia Cardoso Simões, Presidente do Conselho de Administração - Autoridade Nacional da Aviação Civil; Raimonds Gruntins, Director Regional Affairs Europe - IATA; Christine Ourmières-Widener, Presidente da Comissão Executiva - TAP Air Portugal; João Cadete de Matos, Presidente do Conselho de Administração - ANACOM; Alexandra Reis, Presidente - NAV Portugal; e Thierry Ligonnière, CEO - ANA Aeroportos, entre outros oradores. O programa completo pode ser consultado aqui.
Além do programa de conferências, "esta edição coloca o foco sobre os encontros B2B, facilitando-os e promovendo-os, em workshops e numa área de exposição e stands onde os parceiros poderão dar-se a conhecer de forma mais próxima", diz a organização.
Segundo nota enviada ao Ensino Magazine, "o formato híbrido adotado desde 2020 permitiu chegar a mais de 60 países e obter audiências próximas dos 30 mil participantes nas conferências transmitidas por streaming".
A edição deste ano "contará uma vez mais com dois estúdios, com formato semelhante a um estúdio de televisão, nos quais decorrerão as conferências. Será a partir destes estúdios que partiremos para a discussão, levando-a cada vez mais de Ponte de Sor para o mundo".
Nesta sexta edição, "à semelhança do ano anterior, o Portugal Air Summit albergará o padock da maior competição de lançamento de Rockets da Europa – o EUROC , na qual mais de 20 equipas constituídas por cerca de 500 alunos universitários de diferentes países, concluirão a montagem dos rockets que lançarão a vários patamares de altitude até a um máximo de 10 kms (30.000 pés), numa zona pré-definida nas imediações do aeródromo", diz a organização.