O ministro da Educação, Ciência e Inovação esclareceu no dia 20 de janeiro que a recente orientação enviada às escolas para o preenchimento dos sumários faz parte do novo sistema de informação que permitirá contabilizar o número de alunos sem aulas.
O ministro adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, afirmou no dia 20 de janeiro que “257 professores treinados, formados, que estavam em funções administrativas, foram devolvidos às escolas” na sequência da reforma que eliminou 300 cargos de dirigentes.
A OCDE vai monitorizar a reforma do Ministério da Educação, Ciência e Inovação durante dois anos, anunciou no dia 20 de janeiro o ministro, que explicou que o objetivo é garantir uma supervisão independente do processo com base nas “melhores práticas internacionais”.
O ministro da Educação defendeu, no dia 19 de janeiro, em Sobral de Monte Agraço que o uso da Inteligência Artificial “é uma realidade que não pode ser ignorada”, apelando à adaptação nas escolas para maximizar os benefícios e minimizar os riscos.
Dezenas de professores de instituições de ensino superior de todo do país assinaram um manifesto contra o uso da inteligência artificial generativa (IA), alertando para a transformação dos estudantes em "cretinos digitais".
Cientistas desenvolveram revestimentos anti-incrustantes de base natural com potencial para substituir os materiais “tóxicos usados na indústria marítima”, estando já numa fase “pré-industrial” de produção, revelou, a 16 de janeiro, o CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.
A poeta Inês Lourenço, 83 anos, é a homenageada na Feira do Livro do Porto que se realiza de 21 de agosto a 06 de setembro próximos, nos jardins do Palácio de Cristal e na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, anunciou este mês a autarquia.
O português identificado como o atirador que matou dois estudantes da Universidade Brown e um compatriota professor do MIT não apresentou qualquer motivo para realizar o ataque e disse sentir que não tinha de pedir desculpa.
A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) esclareceu no dia 7 de janeiro que já assinou contratos-programa relativos a 1.445 novas bolsas de doutoramento, do concurso de 2025, tendo transferido 11,4 milhões de euros para as instituições contratantes.
Quarenta anos depois da entrada de Portugal na CEE, os eurodeputados portugueses lembram o acontecimento como decisivo e relevante para o desenvolvimento e a consolidação democrática do país, mas alguns também manifestam que a adesão vincou assimetrias.
A Associação Portuguesa de Ciência Regional (APDR) realiza de 30 de junho a 3 de julho, no Politécnico do Cávado e do Ave, em Barcelos, com o apoio do Ensino Magazine, o 33.º Congresso Internacional e a sua Academia de Desenvolvimento Regional Sustentável.
Sílvia Curado, cientista portuguesa radicada nos EUA, descobriu um osso de baleia, presumivelmente com milhares de anos, na praia de Buarcos, Figueira da Foz. O osso foi agora transportado para o Museu daquela cidade.
O consultor da UNESCO na área da educação mediática, Alexandre Sayad, considera que Portugal tem potencial para avançar na alfabetização mediática, mediante uma integração mais robusta de políticas públicas. Em entrevista adianta que nenhum país está preparado para lidar com a desinformação.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou, no dia 19 de dezembro, durante a tomada de posse do novo presidente do CCISP, que o Governo vai propor a redução, de duas para uma, das provas de ingresso obrigatórias para a esmagadora maioria dos cursos do ensino superior.
O presidente do Chega, André Ventura, classificou hoje como “muito infeliz” as afirmações do ministro da Educação, Fernando Alexandre, que associou a degradação de residências universitárias a alunos com menores rendimentos.
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, disse, em comunicado enviado ao Ensino Magazine, que é "falso que considere que cidadãos de baixos rendimentos degradem os serviços públicos. É, por isso, totalmente falso que o Ministro considere que os estudantes com mais baixos rendimentos sejam responsáveis pela degradação das residências".
O movimento Missão Escola Pública (MEP) exigiu que o ministro da Educação apresente um pedido de desculpas aos estudantes carenciados, alegando que as suas declarações sobre as residências universitárias são injustas e estigmatizantes.
O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), Paulo Jorge Ferreira, manifestou “estranheza e incompreensão” por afirmações do ministro da Educação relacionando a situação social com a degradação de residências universitárias.