A Associação Académica do Instituto Politécnico de Leiria (AAIPLeiria) formalizou a sua constituição, unificando as anteriores associações de estudantes das cinco escolas da instituição. André Pereira tomou posse como o primeiro presidente da estrutura, que representa cerca de 15 mil estudantes junto dos órgãos de gestão e municípios. A nova associação pretende ser uma voz única e reivindicativa, focada em problemas como o alojamento e os transportes.
Com esta Associação Académica, queremos construir pontes, entre escolas, cidades, estudantes e instituições. Acreditamos que com a estrutura certa conseguiremos trabalhar melhor com os municípios, com a nossa instituição e com as forças locais, para lembrar algo essencial: as cidades vivem dos estudantes, e os estudantes merecem ser tratados com dignidade, respeito e proximidade”, afirma André Pereira
A estrutura diretiva inclui vice-presidentes de cada escola para garantir a representatividade dos diferentes polos geográficos. André Pereira destaca como prioridades a criação de núcleos académicos em Torres Vedras e Pombal e o levantamento das dificuldades da comunidade estudantil.
Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria, considera que a constituição da AAIPLeiria representa “um passo marcante para a comunidade estudantil, permitindo um maior peso institucional e reforçando a capacidade de representação de todos os estudantes, tanto no panorama local como nacional”.