A Associação Académica do Instituto Politécnico de Beja (AAIPBeja) iniciou um novo ciclo com a tomada de posse de Alexandra Parreira como presidente, a 7 de janeiro, numa cerimónia que decorreu no Auditório da instituição e contou com a presença da presidente do instituto, Maria de Fátima Carvalho. Após vários anos de inatividade, a estrutura renasce para garantir a representação democrática e a defesa dos interesses de todos os estudantes da academia.
A presidente, Alexandra Parreira, assumiu o compromisso de ouvir as preocupações dos alunos e lutar pela resolução das suas dificuldades quotidianas: “a Associação Académica do IPBeja renasceu para ser a voz dos estudantes. Queremos estar próximos da sua realidade, ouvir as suas preocupações e lutar para que sejam respeitadas. Somos estudantes como eles, vivemos as mesmas dificuldades e, por isso, compreendemos verdadeiramente as suas necessidades”.
A criação da AAIPBeja é vista pela instituição como um passo fundamental para reforçar o sentimento de pertença à comunidade escolar. Os novos órgãos sociais pretendem ser parceiros ativos na vida institucional, promovendo a participação dos estudantes e valorizando a experiência académica no Alentejo.