Um estudo de José Amoroso, docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, indica um crescimento significativo dos desportos de disco nas escolas da Região Autónoma da Madeira (RAM) desde a implementação do projeto de Ultimate na região em 2014-2015. A participação de alunos passou de 1200 em 2015-2016 para mais de 3.200 em 2023-2024.
Seis idosos do Centro Social e Paroquial dos Pousos (CSPP) participaram numa aula laboratorial de identificação de rochas e minerais na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, a 24 de março. A atividade, integrada na unidade curricular de Geologia de Engenharia, juntou os idosos a 11 estudantes do 1º ano de Engenharia Civil.
O Politécnico de Coimbra (IPC) integrou uma missão conjunta do CCISP ao Brasil, no âmbito do projeto ‘Portugal Polytechnic Universities’, que decorreu durante 12 dias em abril. A comitiva marcou presença no Salão do Estudante, que decorreu nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Maceió. Ali divulgou a oferta formativa e as condições de acesso a estudantes brasileiros.
Trinta e sete estudantes finalistas da licenciatura em Biotecnologia da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), do Politécnico de Leiria, apresentaram 12 projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) desenvolvidos na unidade curricular de Projeto Interdisciplinar. O seminário decorreu em março, em Peniche.
O Politécnico de Coimbra (IPC) coorganizou e participou no 1.º Congresso Internacional de Inovação, Agricultura e Sustentabilidade do Amazonas, realizado a 10 e 11 de abril em Manaus, Brasil. O evento reuniu mais de 700 participantes para debater os desafios da agricultura e promover a partilha de conhecimentos entre a Europa e o Brasil.
O Open IPCA 2025, realizado em março, atraiu quase 2000 visitantes, entre estudantes do secundário, professores e famílias, ao campus do Politécnico do Cávado e do Ave. O evento visou dar a conhecer as instalações e a oferta formativa da instituição.
O Produto Interno Bruto (PIB) per capita de Leiria e Oeste poderá atingir 30.100 euros em 2035, aproximando-se de 6% do PIB nacional, caso a região adote um modelo de transformação centrado no conhecimento. Esta é a conclusão do cenário mais otimista do estudo ‘Prospetiva 2035 - Três Cenários para o Futuro de Leiria e Oeste’, divulgado a 1 de abril pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria).
O Politécnico de Coimbra (IPC) participou, em março, em duas feiras, a Qualifica, no Porto, e a Futurália, em Lisboa, de forma reforçar e promover a sua oferta formativa junto de futuros estudantes.
A terceira edição do festival de criatividade ‘Enter The Void’, promovido pelo Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), realiza-se nos dias 8 e 9 de maio no Teatro Jordão, em Guimarães. A iniciativa de inovação pedagógica reunirá criadores de referência das áreas das artes, design e multimédia para conversas e reflexões.
A Universidade da Beira Interior (UBI) participa no projeto europeu ‘Regeneração de Territórios Intermédios através de Distritos de Energia Positiva (InterPED), que visa criar estratégias para a regeneração sustentável de territórios intermédios, como pequenas e médias cidades, focando-se na transição energética através de Distritos de Energia Positiva (PED).
Adeus, campos felizes (Assírio & Alvim), selecção e ensaio de Rui Lage, com o subtítulo “Antologia do campo na poesia portuguesa do século XIII ao século XXI”, põe em evidência a dicotomia entre o campestre pastoral, mas não edénico, versus o pesadelo do artificial urbano, do “recalcamento” à ”nostalgia”, da “idealização” ao “desengano”, da “utopia” ao “exorcismo”, à ecologia do suposto paraíso agrário, em todas as declinações e vozes do passado e do presente.
Não estranha, que nesta escusada conjuntura de desalento e de fortes emoções, os profissionais do ensino com mais consciência social e cultural vejam os perigos que espreitam a escola pública, democrática e inclusiva, erguida sobre a estrutura de ensino elitista que o Portugal democrático herdou da ditadura fascista, mas que, felizmente, foi consolidando nestes últimos 51 anos.
O Instituto Politécnico de Portalegre realizou, no dia 23 de abril, as primeiras Jornadas Pedagógicas. Sob o tema “Pedagogia 4.0 – Inovação e Transformação no Ensino Superior”, o evento, que decorreu no campus da instituição, reuniu docentes, especialistas e representantes de organismos nacionais ligados à educação para refletir sobre os desafios pedagógicos trazidos pela evolução tecnológica e as exigências de um ensino superior em constante mudança.
O Politécnico de Portalegre acaba de inaugurar uma nova Residência de Estudantes Themudo de Oliveira. Um novo espaço que vem colmatar uma das principais necessidades sentidas pelos jovens que escolhem Portalegre para estudar.
No âmbito do Concurso de Financiamento Plurianual da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), referente ao período 2025-2029, o Politécnico viu as candidaturas de três unidades de investigação, avaliadas de modo positivo.
Vasco Lourenço, um dos capitães da “revolução dos cravos”, referia, com propriedade, que o Papa Francisco defendeu os valores de Abril: democracia, igualdade, justiça, inclusão, educação para todos, dar voz aos mais pobres, solidariedade.
O projeto "Educar para a Igualdade" surgiu no Colégio S. Francisco de Assis como resposta à necessidade de promover uma sociedade mais equitativa, através da desconstrução de estereótipos de género e da valorização da partilha de responsabilidades. Inspirado em práticas internacionais inovadoras, este projeto pretende desenvolver nas crianças uma consciência crítica sobre igualdade de género desde os primeiros anos de vida.
As redes sociais, o uso de telemóveis, a estrutura familiar e a comunidade escolar, o enquadramento para explicar a forma como as crianças e os adolescentes se comportam nos dias de hoje e o impacto na sua saúde mental. Tópicos para uma conversa com a pedopsiquiatra, Ana Teresa Prata, tendo por mote a série «Adolescência».