O projeto @GIR – Gabinetes de Inovação Regional do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) foi selecionado como finalista na edição deste ano dos Prémios dos Fundos Europeus, disse ao Ensino Magazine, aquela instituição académica.
O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e a Erasmus Student Network Coimbra acabam de assinar um protocolo de cooperação, o qual pretende, entre outras iniciativas desenvolver atividades para integrar os alunos estrangeiros do IPC.
Mais de mil estudantes de todas as escolas do Politécnico de Coimbra marcaram presença no Sunset de Receção ao Estudante. A iniciativa foi promovida em parceria com as Associações de Estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC - IPC), ESEC - Escola Superior de Educação de Coimbra, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital - estgoh, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Coimbra Business School ISCAC e ISEC - Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.
O Politécnico de Setúbal acolhe, neste primeiro semestre, 145 estudantes ao abrigo dos programas Erasmus + e da Cooperação Ibero-Americana.
Manuel Heitor, antigo ministro do Ensino Superior, defendeu, no Politécnico de Setúbal, mais ativismo científico e uma Europa centrada no conhecimento.
A nova imagem da Rede Poliempreende foi desenhada por Rita Taborda Faria, a estudante Escola Superior de Comunicação Social (ESCS do Politécnico de Lisboa), venceu o concurso nacional “Marca Poliempreende”, promovido pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).
A Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior do Brasil (ANIMES), entidade parceira do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) participou numa reunião e visita de trabalho no Politécnico de Lisboa, com o propósito de desenvolver novas parcerias estratégicas, redes de cooperação académica e iniciativas conjuntas em áreas de interesse comum.
O Politécnico de Lisboa participou, através da sua Federação Académica, com quatro atletas estudantes no European Universities Combat Sports Championships 2025, que decorreu em Varsóvia, Polónia.
A Universidade da Beira Interior (UBI) está a liderar um projeto europeu para integrar competências digitais e literacia em Inteligência Artificial (IA), no Ensino Superior. O anúncio foi feito ao Ensino Magazine pela própria academia.
O Instituto Politécnico de Beja inaugurou, no passado dia 25 de setembro, a sua nova residência de estudantes. Com capacidade para 503 camas para alunos, docentes e investigadores, esta é uma infraestrutura "moderna, tecnológica, segura e duradoura", como refere a presidente da instituição.
O presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), Luís Loures, foi reeleito, por unanimidade no seio do Conselho Geral da instituição, presidente daquela instituição de ensino superior.
“Portugal, país improvável! Uma visão integrada sobre Portugal” é o título de um curso de formação que arrancou, esta semana, na Universidade de Évora (UÉ), numa parceria com a Fundação António Pargana.
Cerca de 45 mil alunos ficaram este ano colocados numa instituição de ensino superior através do concurso nacional de acesso, que mostra que há menos cinco mil caloiros do que no ano passado.
A investigadora do ISCTE Susana Fonseca defendeu hoje que é preciso atuar junto dos jovens que testemunham situações de ‘bullying’, porque são eles que “têm o poder de parar com essas ações”.
A publicação portuguesa, Ensino Magazine é uma das publicações, a nível mundial, que integra a campanha World News Day, lançada pelo Fórum Mundial de Editores, pela Fundação de Jornalismo do Canadá (CJF) e pelo Projeto Continuum. O objetivo é chamar a atenção do público para o papel que os jornalistas desempenham na divulgação de notícias credíveis que servem os cidadãos e a democracia.
O turismo, como objeto de estudo académico, tem uma natureza complexa. Mas, é precisamente dessa complexidade que nasce a motivação para aprofundar o seu estudo no meio académico.
A investigadora e professora da Universidade de Évora, Sílvia Roque, considera que, apesar de algum progresso em 50 anos de independência, “a luta contra a pobreza foi perdida” em Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
“As universidades têm a responsabilidade não apenas de produzir conhecimento, mas também de questionar os silêncios da história". As palavras são de Noémi Marujo, vice-reitora da Universidade de Évora e foram proferidas durante a conferência “Das lutas anticoloniais às lutas do quotidiano: lugares das mulheres nos 50 anos das independências”.