A Agência Espacial Europeia e o Governo português acabam de assinar um acordo que permitirá tornar os Açores como o local escolhido para a aterragem do voo inaugural do Space Rider - o novo veículo espacial reutilizável europeu para a realização de experiências científicas em microgravidade e para testar tecnologias de serviços de outras missões espaciais.
Cerca de 170 mil pessoas, entre as quais 21 mil portugueses, assinaram uma petição exigindo à plataforma Tik Tok que corrija o seu "design tóxico” e viciante que expõe crianças e jovens a conteúdos prejudiciais.
O Politécnico de Castelo Branco vai ampliar e requalificar a Escola Superior de Educação (ESECB), tendo obtido financiamento europeu no valor de dois milhões 407 mil 957,67 euros. As obras terão que estar concluídas em dezembro do próximo ano.
Decorreu no Anfiteatro 131 do Colégio do Espírito Santo, no dia 24 de novembro, o 1.º Encontro de Bibliotecas na Universidade de Évora com o tema “O Papel das Bibliotecas num Mundo em Mudança: refletir, inovar, conectar e aceder”, uma iniciativa que reuniu especialistas nacionais e internacionais para refletir sobre os desafios emergentes das bibliotecas contemporâneas e sobre o papel estratégico destas instituições no acesso democrático à informação, na mediação tecnológica e no apoio à produção científica.
A Universidade de Évora (UÉvora) celebrou, a 20 de novembro de 2025, no Anfiteatro 131 do Colégio do Espírito Santo, os 30 anos do Mestrado em Sociologia, criado no ano letivo de 1994/95. A sessão comemorativa reuniu antigos e atuais estudantes, docentes e diversas personalidades ligadas ao percurso deste ciclo de estudos, num encontro marcado pela memória, reconhecimento e projeção estratégica para o futuro.
A Universidade de Évora foi palco, nos dias 18 e 19 de novembro, do Encontro MetaRed TIC, X e S Portugal 2025, que pela primeira vez reuniu, num mesmo espaço, as três redes nacionais dedicadas à transformação digital (TIC), ao empreendedorismo universitário (X) e à sustentabilidade e responsabilidade social (S). O encontro decorreu no Colégio do Espírito Santo, reunindo representantes de instituições de ensino superior públicas e privadas, bem como de entidades da administração pública ligadas à inovação, tecnologia e sustentabilidade.
A Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa (ACICB) realiza, no dia 2 de dezembro, o seu Jantar de Natal que este ano tem a particularidade de incluir uma breve comunicação sobre Créditos de Carbono.
O Departamento de Sociologia e Turismo da Universidade de Évora promoveu, no dia 14 de novembro, no Auditório do Colégio Mateus d’Aranda, mais uma edição das suas Jornadas anuais. Dedicadas ao tema “A Academia é criativa? Ensinar, aprender e investigar em Sociologia e Turismo”, o evento reuniu, docentes, estudantes e investigadores.
A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC-IPC) acolhe, a 20 e 21 de novembro de 2025, o Encontro Internacional em Agrivoltaico, ‘AGRI-PV Nexus 2025’, que tem como objetivo reunir decisores políticos, investigadores, profissionais e agricultores para debater as oportunidades e desafios da energia agrofotovoltaica em Portugal.
Laura Pereira, estudante do mestrado em Ensino de Música da ESART-IPCB (classe de violino dos docentes Augusto Trindade, Alexandra Trindade, Nuno Vasconcelos e Tiago Santos), foi selecionada para integrar o Estágio Gulbenkian para Orquestra 2025, no naipe dos primeiros violinos.
A Escola Superior de Artes Aplicadas do Politécnico de Castelo Branco (ESART) assinalou, no passado dia 12 de novembro, o seu 26.º aniversário. A data incluiu um conjunto de atividades desenvolvidas pelos estudantes e uma sessão solene, onde participaram o diretor da escola, Francisco Pinho; o vice-presidente do Politécnico, Nuno Castela; o presidente da Câmara albicastrense, Leopoldo Rodrigues, e a representante da Associação de Estudantes.
O Politécnico de Portalegre acaba de assinar um protocolo de colaboração com a Ordem dos Engenheiros, reforçando o compromisso conjunto com a formação contínua e a aproximação entre o meio académico e o profissional.
O projeto “Somos Todos Europeus” teve início no ano letivo anterior com um grupo de alunos motivados e curiosos pelo tema da União Europeia. Para apoiar a sua aprendizagem, foi elaborada uma sebenta com conteúdos adaptados, abordando desde a geografia da Europa (países e capitais) até aos símbolos da União Europeia e o respetivo significado, passando pelos principais Tratados, datas de assinatura e entrada em vigor, bem como os alargamentos que marcaram a história do projeto europeu.
A 4.ª edição do Congresso Internacional Age.Comm – Desafios do Envelhecimento: Criatividade, Conectividade e Inclusão, decorreu na Escola Superior de Tecnologia do Politécnico de Castelo Branco (IPCB), entre os dias 13 e 15 de novembro. A sessão de abertura teve a atuação do grupo coral da Academia Sénior de Penamacor e contou com as intervenções de Nuno Castela, vice-presidente do IPCB, Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, Miguel Marques, vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e presidente da autarquia de Oleiros, e da coordenadora do Congresso, Maria João Guardado Moreira.
Em ano redondo, seja lá o que isso for, os grandes estúdios descobriram um novo filão: lançamentos de filmes estreados há 40, 50 anos e, vamos encher de novo as salas de cinema. A moda das novas reprises está aí em força.
As “Jornadas de Estudo Medicina na Beira Interior – da Pré História ao Século XXI”, que decorreram nos passados dias 7 e 8 de novembro, voltaram a entrar para a história de Castelo Branco, com a apresentação do documentário televisivo sobre a vida e a obra de Amato Lusitano, e com o lançamento da 39.ª edição da revista Cadernos de Cultura “Medicina na Beira Interior – da Pré-história ao Século XXI” (ED. RVJ Editores).
O programa Erasmus (hoje Erasmus+), já o referi em diferentes registos, foi - e é - um dos mais bem-sucedidos programas com ligação à educação que a União Europeia criou. Centro as minhas palavras nos estudantes. São centenas de milhares os jovens que aproveitaram (e aproveitam) a oportunidade de ‘tirarem’ parte dos seus cursos numa universidade ou politécnico estrangeiros. Esta possibilidade, de serem cidadãos à escala global, não só lhes permite adquirirem e partilharem conhecimentos, mas, acima de tudo, confere-lhes ‘mundo’.
A Escola, tal como a conhecemos, é uma invenção recente da humanidade. Mas não é um bem descartável, de uso tópico, a gosto de modas e de incompreensíveis conveniências conjunturais. A Escola vale muito mais que tudo isso. Vale por mérito, por serviço ininterruptamente prestado, socialmente avaliado e geracionalmente validado.