O Departamento de Sociologia e Turismo da Universidade de Évora promoveu, no dia 14 de novembro, no Auditório do Colégio Mateus d’Aranda, mais uma edição das suas Jornadas anuais. Dedicadas ao tema “A Academia é criativa? Ensinar, aprender e investigar em Sociologia e Turismo”, o evento reuniu, docentes, estudantes e investigadores.
A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC-IPC) acolhe, a 20 e 21 de novembro de 2025, o Encontro Internacional em Agrivoltaico, ‘AGRI-PV Nexus 2025’, que tem como objetivo reunir decisores políticos, investigadores, profissionais e agricultores para debater as oportunidades e desafios da energia agrofotovoltaica em Portugal.
Laura Pereira, estudante do mestrado em Ensino de Música da ESART-IPCB (classe de violino dos docentes Augusto Trindade, Alexandra Trindade, Nuno Vasconcelos e Tiago Santos), foi selecionada para integrar o Estágio Gulbenkian para Orquestra 2025, no naipe dos primeiros violinos.
A Escola Superior de Artes Aplicadas do Politécnico de Castelo Branco (ESART) assinalou, no passado dia 12 de novembro, o seu 26.º aniversário. A data incluiu um conjunto de atividades desenvolvidas pelos estudantes e uma sessão solene, onde participaram o diretor da escola, Francisco Pinho; o vice-presidente do Politécnico, Nuno Castela; o presidente da Câmara albicastrense, Leopoldo Rodrigues, e a representante da Associação de Estudantes.
O Politécnico de Portalegre acaba de assinar um protocolo de colaboração com a Ordem dos Engenheiros, reforçando o compromisso conjunto com a formação contínua e a aproximação entre o meio académico e o profissional.
O projeto “Somos Todos Europeus” teve início no ano letivo anterior com um grupo de alunos motivados e curiosos pelo tema da União Europeia. Para apoiar a sua aprendizagem, foi elaborada uma sebenta com conteúdos adaptados, abordando desde a geografia da Europa (países e capitais) até aos símbolos da União Europeia e o respetivo significado, passando pelos principais Tratados, datas de assinatura e entrada em vigor, bem como os alargamentos que marcaram a história do projeto europeu.
A 4.ª edição do Congresso Internacional Age.Comm – Desafios do Envelhecimento: Criatividade, Conectividade e Inclusão, decorreu na Escola Superior de Tecnologia do Politécnico de Castelo Branco (IPCB), entre os dias 13 e 15 de novembro. A sessão de abertura teve a atuação do grupo coral da Academia Sénior de Penamacor e contou com as intervenções de Nuno Castela, vice-presidente do IPCB, Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, Miguel Marques, vice-presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e presidente da autarquia de Oleiros, e da coordenadora do Congresso, Maria João Guardado Moreira.
Em ano redondo, seja lá o que isso for, os grandes estúdios descobriram um novo filão: lançamentos de filmes estreados há 40, 50 anos e, vamos encher de novo as salas de cinema. A moda das novas reprises está aí em força.
As “Jornadas de Estudo Medicina na Beira Interior – da Pré História ao Século XXI”, que decorreram nos passados dias 7 e 8 de novembro, voltaram a entrar para a história de Castelo Branco, com a apresentação do documentário televisivo sobre a vida e a obra de Amato Lusitano, e com o lançamento da 39.ª edição da revista Cadernos de Cultura “Medicina na Beira Interior – da Pré-história ao Século XXI” (ED. RVJ Editores).
O programa Erasmus (hoje Erasmus+), já o referi em diferentes registos, foi - e é - um dos mais bem-sucedidos programas com ligação à educação que a União Europeia criou. Centro as minhas palavras nos estudantes. São centenas de milhares os jovens que aproveitaram (e aproveitam) a oportunidade de ‘tirarem’ parte dos seus cursos numa universidade ou politécnico estrangeiros. Esta possibilidade, de serem cidadãos à escala global, não só lhes permite adquirirem e partilharem conhecimentos, mas, acima de tudo, confere-lhes ‘mundo’.
A Escola, tal como a conhecemos, é uma invenção recente da humanidade. Mas não é um bem descartável, de uso tópico, a gosto de modas e de incompreensíveis conveniências conjunturais. A Escola vale muito mais que tudo isso. Vale por mérito, por serviço ininterruptamente prestado, socialmente avaliado e geracionalmente validado.
A Universidade de Évora tornou-se numa das primeiras da Europa e a única em Portugal a subscrever o Manifesto de Girona para a ação climática, coordenado pela União pelo Mediterrâneo e pela União das Universidades do Mediterrâneo.
Referência na psiquiatria, na área da terapia de casal, José Gameiro recorre à sua experiência acumulada de décadas para analisar a forma como se comportam os relacionamentos nos dias de hoje.
Nos últimos 30 anos o banco Santander, através da sua Open Academy, já apoiou, em todo o mundo, mais de 3,7 milhões de pessoas e empresas no âmbito da educação e qualificação. Os dados, apresentados pela instituição no seu portal, revelam que o apoio às áreas da educação, empregabilidade e empreendedorismo, tem sido uma forte aposta da instituição, que já investiu uma verba superior a 2,4 biliões de euros e apoiou mais de 1100 universidades.
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) participou na conferência semestral da HEROES European University Alliance, que decorreu entre 21 e 23 de outubro na Universidade de Halmstad, Suécia, e reuniu cerca de 140 representantes de nove instituições europeias.
O Politécnico da Guarda (IPG), membro de pleno direito da aliança de universidades UNITA – Universitas Montium desde 2023, recebeu a 28 e 29 de outubro o encontro denominado ‘UNITA Work Package 2 Staff Week and Annual Meeting’, para consolidar uma comunidade europeia, multilingue e inclusiva.
O Politécnico da Guarda (IPG) coordena a terceira open call do ADT4Blue, um projeto europeu que visa impulsionar a inovação tecnológica e a sustentabilidade no setor marítimo. O consórcio liderado pelo IPG é cofinanciado pelo programa ‘Interreg Atlantic Area’ com 3,1 milhões de euros.
A Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESGIN) assinalou o Dia Mundial da Poupança com um programa intensivo de literacia financeira juntos dos estudantes das escolas básicas e secundárias de Belmonte, Fundão, Alpedrinha, Idanha-a-Nova, Castelo Branco (Agrupamento Nuno Álvares) e Oleiros.