O Campus Politécnico de Portalegre acolhe, a 15 de julho, a Feira de Emprego da Saúde, designada como ENOVE+ S, destinada aos alunos finalistas do curso de Enfermagem do Politécnico de Portalegre.
À semelhança de edições anteriores, o evento irá contar com stands e com a apresentação e divulgação de ofertas de trabalho de diversas entidades ligadas ao ramo da saúde e empresas de recrutamento. Outro dos momentos previstos é o processo de inscrição dos recém-licenciados em Enfermagem, na Ordem dos Enfermeiros.
Esta é apenas uma das iniciativas concretizadas pelo Politécnico de Portalegre, no âmbito do Enove+, sendo que cada uma abrange ofertas formativas diferentes.
Assim, a ENOVE+ TECH, dedicada às novas tecnologias decorreu nos dias 29 e 30 de abril. A iniciativa incluiu, na sua programação, a 6ª edição das Jornadas de Informática e um seminário sobre biocombustíveis, com intervenções de docentes do Politécnico de Portalegre e vários convidados.
Nos dois dias foi feita uma mostra empresarial e apresentações por parte de especialistas de empresas da área da informática, representantes da MUNU Technologies, Kyndryl e Instituto de Informática. Abordaram-se temáticas como a Inteligência Artificial, Gen AI, Cibersegurança e Robotic Process Automation.
Uma mesa-redonda juntou diplomados do Politécnico de Portalegre e resultou num diálogo aberto sobre o percurso académico e o ingresso no mundo do trabalho. Cumpriu-se ainda uma tradição deste evento: as apresentações dos alunos de Projeto de Engenharia Informática, no “5 Minutes Project Pitch”.
A outra área em destaque – a produção e utilização de biocombustíveis e respetivos desafios e oportunidades em Portugal – contou com a presença de um painel de representantes de empresas relevantes do setor, como a ABA ‒ Associação de Bioenergias Avançadas, Ferbgas, Floene, Prio e Transnil, para além de investigadores do VALORIZA – Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos.
A sessão contou com dezenas de participantes, entre estudantes, professores, profissionais e outros interessados nas bioenergias, que assistiram às comunicações presencialmente ou à distância, a partir de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal, mostrando que o futuro, em especial para o biometano, hidrogénio e outros gases renováveis, se apresenta bastante promissor.
O programa do evento incluiu uma visita à BioBIP Energia, o centro de experimentação semi-industrial do Politécnico de Portalegre, à escala piloto, que possui equipamentos e apoio laboratorial de tecnologias na área da bioenergia.
A ENOVE+ Design decorreu na Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design, a 17 de abril. O evento juntou cinco diplomados do Politécnico de Portalegre, numa mesa-redonda em torno da temática “Ser designer – da escola à profissão”. Henrique Prates e Miguel Valdez, da Limpinho Prates Design e Publicidade; Rafael Flores e Raquel Vicente, da Associação Cultural Ficha Tripla; e Joana Pimentel, da Cor Sem Fim, foram os convidados.
Já a ENOVE+ TUR - Feira de Emprego e Empreendedorismo dedicada ao turismo teve lugar a 10 de abril. Os participantes tiveram a oportunidade de ficar a conhecer o trabalho desenvolvido por 26 organizações, que marcaram presença na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, para divulgação dos seus produtos, projetos, iniciativas e potenciais ofertas de emprego, cumprindo o objetivo primordial de fomentar um contato direto dos alunos com as empresas/organizações do setor e possíveis empregadores. O espaço permitiu ainda degustar e adquirir doces tradicionais e vinhos da região, proporcionando a troca de ideias e interação com expositores e outros estudantes.
No auditório da Escola, num painel intitulado “Experiências profissionais e realidades do setor do turismo”, reuniram-se oradores de entidades relevantes para a região, com vasta experiência na área, designadamente: Rui Parada, da Vila Galé Colletion Alter Real; Fernando Pires, da Agência de Promoção Turística do Alentejo e Catarina Gomes, da Tiago Cabaço Winery (os dois últimos, diplomados pelo Politécnico de Portalegre). As suas intervenções permitiram aos participantes entender o trabalho desenvolvido por estas organizações públicas e privadas do setor do turismo, sendo ainda contributos relevantes para conhecer os percursos e as experiências profissionais dos convidados.
Realizou-se ainda o workshop “LinkedIN no Turismo: Construindo uma carreira profissional”, com Gustavo Catarino, gestor de marketing e formador em comunicação e empregabilidade.