Luís Loures tomou posse, no dia 19 de dezembro, como presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). na sua primeira intervenção defendeu que o ensino superior é o principal fator de coesão territorial do país.
Alexandra Malheiro tomou posse, a 19 de dezembro, como nova presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), para o mandato 2025-2029.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou, no dia 19 de dezembro, durante a tomada de posse do novo presidente do CCISP, que o Governo vai propor a redução, de duas para uma, das provas de ingresso obrigatórias para a esmagadora maioria dos cursos do ensino superior.
A Fundação Santander acaba de distinguir cinco projetos com o Prémio Inovação Social. A iniciativa reconhece soluções inovadoras com impacto social em Portugal, capazes de transformar comunidades através da educação, do empreendedorismo e da inclusão. Cada projeto recebe um apoio financeiro de 10 mil euros.
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) recebeu luz verde para ministrar o seu primeiro doutoramento, dedicado às Ciências Biomédicas e Biotecnológicas, depois de obter a acreditação da A3ES, a agência de avaliação e acreditação do ensino superior em Portugal.
O presidente do Chega, André Ventura, classificou hoje como “muito infeliz” as afirmações do ministro da Educação, Fernando Alexandre, que associou a degradação de residências universitárias a alunos com menores rendimentos.
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, disse, em comunicado enviado ao Ensino Magazine, que é "falso que considere que cidadãos de baixos rendimentos degradem os serviços públicos. É, por isso, totalmente falso que o Ministro considere que os estudantes com mais baixos rendimentos sejam responsáveis pela degradação das residências".
O movimento Missão Escola Pública (MEP) exigiu que o ministro da Educação apresente um pedido de desculpas aos estudantes carenciados, alegando que as suas declarações sobre as residências universitárias são injustas e estigmatizantes.
O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), Paulo Jorge Ferreira, manifestou “estranheza e incompreensão” por afirmações do ministro da Educação relacionando a situação social com a degradação de residências universitárias.
O PCP anunciou que vai requerer a audição urgente do ministro da Educação no parlamento e o Livre condenou as declarações “estigmatizantes” de Fernando Alexandre, que associou a degradação de residências universitárias a alunos com menores rendimentos.
O Instituto Gulbenkian de Medicina Molecular (GIMM), a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central e a Universidade de Évora formalizam, dia 16 de dezembro, uma parceria para criarem uma Unidade de Investigação Clínica na cidade alentejana.
O PS exigiu ao ministro da Educação que retifique declarações “preconceituosas e discriminatórias” que proferiu sobre alunos de famílias com mais baixos rendimentos, caso contrário deixará de ter condições para estar no Governo.
O ministro da Educação defendeu que as residências públicas devem ter alunos de vários estratos sociais, caso contrário, dando prioridade aos bolseiros, irão degradar-se mais rapidamente.
O escritor e investigador português João Morgado foi nomeado para o Dublin Literary Award 2026, uma das mais prestigiadas distinções literárias internacionais, com a edição em língua inglesa do seu romance biográfico "Dust in the Gale - The turbulent life of Vasco da Gama", publicado nos Estados Unidos pela Underline Publishing.
A Universidade de Évora, o Politécnico do Porto (P.Porto) e o Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta (LE@D-UAb) promoveram, este mês, no Colégio do Espírito Santo, o XIII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior (eL@IES 2025).
A Morbidelli é uma marca italiana com uma interessante história desportiva. Tendo desaparecido do mercado foi recentemente recuperada pelo grupo Keeway, que, como vem sendo habitual para os grupos de origem chinesa, estabeleceu um departamento de design e engenharia em Bolonha, Itália (daí o acrónimo MBP -Moto Bologna Passion - associado à marca) produzindo os veículos na China, onde os custos de produção são bem mais baixos.
No escrito anterior debruçámo-nos sobre lançamentos de filmes estreados há 40, 50 anos, ou seja, a moda das novas reprises e, em concreto de Tubarão (Steven Spielberg), na celebração nos seus 50 anos e Regresso ao Futuro (Robert Zemeckis), para lembrar os 40 anos da sua estreia.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acaba de promulgar a criação da futura Agência de para a Investigação e Inovação (AI2) que integra a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a Agência Nacional de Inovação (ANI).