O Politécnico de Castelo Branco (IPCB) promoveu, no passado dia 2 de abril, a sua I Feira de Emprego "IPCB Career Summit", que contou com a presença de mais de 50 empresas. A iniciativa teve lugar na Escola Superior de Tecnologia, e teve como objetivo impulsionar a empregabilidade dos estudantes da instituição, criando pontes com empresas de referência e especialistas do mercado de trabalho.
A sessão de abertura contou com as presenças do presidente do Politécnico, António Fernandes, e da coordenadora do evento, Ana Pinto. Durante o dia decorreram exposições permanentes de empresas e do próprio IPCB, decorrendo também entrevistas de recrutamento.
O primeiro debate moderado por Pedro Crisóstomo (presidente eleito da Acicb), contou com as intervenções de Luís Marçal Grilo (arquiteto) e de José Rui Soares (BTEN). Entre as 12H00 e as 13H00 falou-se “da construção do currículo à procura ativa de emprego”, com Cátia Leite (Consultora e especialista em RH) e Lígia Silveira (IEFP).
Na parte da tarde decorreram, três mesas redondas em simultâneo, a saber: “O design no mundo do trabalho”, com moderação de Joaquim Bonifácio (professor aposentado da Escola Superior de Artes Aplicadas) e as intervenções de Mariline Pereira (ateliê Mariline Pereira), Ana Carvalho (Tangível) e Luís Pedro Cavaleiro (grupo Sonae); “Soft skils e transformação digital”, moderada por João Carrega (diretor do Ensino Magazine), e as preleções de Vitor Pêgo (Dinefer), Hugo Nobre (WdRetail), Sofia Mendes (BytePitch), António Afonso (Netsigma e AEBB) e Norberto Simão (Induti); e “Valorizar o talento e o bem-estar”, moderada por Ricardo Batista (administrador do IPCB) com a participação de João Mendes (SCM de Lisboa)Jorge Almeida (docente da Escola de Saúde) e Ana Raquela Ribeiro (psicóloga do IPCB).
Seguiu-se uma conferência sobre o concurso poliempreende, com as intervenções de Nuno Caseiro (coordenador do IPCB do concurso Poliempreende) e Rui Ferreira (Territórios Criativos). Após uma sessão motivacional, dirigida por João António Vaz (Coach de Team Leaders), foi feita a sessão de encerramento, pelo presidente do IPCB.
O programa inclui um Summit Sunset, as atuações das tunas académicas da ESGIN, ESART, e ESALD. Durante o evento, realizaram-se ainda sorteios de prémios para os participantes, com brindes oferecidos por empresas patrocinadoras.