Newsletter
Mensagem

Newsletter

Director Fundador: João Ruivo Director: João Carrega Ano XXII Nº252  Fevereiro 2019
FacebookTwitter

Politécnico

Dia do Politécnico de Setúbal
Novo plano estratégico

S1.JPGO Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) assinalou a 07 de outubro o dia da instituição com a inauguração do novo espaço alimentar no campus de Setúbal,  seguido da sessão solene de abertura do ano académico 2016/2017, na qual foi apresentado o novo Plano Estratégico de Desenvolvimento do IPS para 2016-2018 e atribuído o primeiro Prémio Carreira alumniIPS.
O presidente do IPS, Pedro Dominguinhos, salientou que 2016 tem sido um ano de conquistas para a instituição, com a liderança de um projeto H2020, a abertura de novos laboratórios e o alargamento da oferta formativa com duas novas licenciaturas (Bioinformática e Tecnologias do Ambiente e do Mar) e mais de 20 CTeSP, lecionados em Setúbal e Barreiro, mas também em Lisboa e em Ponte de Sor. Sobre o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Instituto, adiantou que envolve toda a comunidade académica e comunidade externa em torno da visão de afirmar o IPS como "uma referência no ensino superior", promovendo "a responsabilidade, a excelência e a inovação como valores essenciais da sua atuação".
S2.JPGA sessão contou também com as intervenções de personalidades na área do ensino como o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), David Justino, e o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Joaquim Mourato, que evidenciou o "crescimento dos candidatos colocados nas instituições politécnicas pelo terceiro ano consecutivo, com mais estudantes de primeira opção". Destacou o trabalho dos institutos politécnicos, em especial do IPS "pela excelência da sua atividade" que em muito "prestigia o ensino superior politécnico português".
Na conferência inaugural, David Justino desafiou a plateia a questionar-se sobre "Que educação queremos e para que sociedade?" e, em particular, "como é que vamos criar valor a partir do conhecimento e que tipo de conhecimento nos permite criar maior valor". Para o presidente do CNE as entidades de ensino superior têm de encontrar formas de acrescentar valor na tecnologia, nas pessoas e no conhecimento como bem transacionável, destacando também o trabalho desenvolvido pelo IPS "que tem conseguido criar uma identidade própria, o que se reflete na procura por parte dos alunos, na empregabilidade e na produção cientifica".
S3.JPGPela primeira vez o IPS atribuiu o Prémio Carreira alumniIPS aos diplomados Ricardo Pereira e Hélio Sousa, licenciados em Engenharia Informática e Desporto, respetivamente. Para Ricardo Pereira, CEO  do Grupo Empresarial Comon, vencer este prémio foi "um grande orgulho, porque é um orgulho fazer parte desta família", afirmando que no IPS existe algo de diferente face a outras entidades de ensino no qual "encontrei alunos que trabalhavam realmente em conjunto, que partilhavam apontamentos, que tinham uma competitividade muito saudável". Finalizou referindo que "o IPS deu-me espaço para crescer". Hélio Sousa é atualmente Treinador da Federação Portuguesa de Futebol tendo sido, em 2016, campeão como treinador nacional de sub 17 no Europeu do Azerbeijão.

 
 
 
Unesco.jpg LogoIPCB.png

logo_ipl.jpg

IPG_B.jpg logo_ipportalegre.jpg logo_ubi_vprincipal.jpg evora-final.jpg logo.jpg