Curtas & DicasCurtas & Dicas

UFP TEEN no Porto
A Universidade Fernando Pessoa inicia em julho as atividades da iniciativa UFP TEEN, destinada aos jovens dos 7 º ao 12º ano de escolaridade, que visa proporcionar a oportunidade de conhecer melhor a Universidade. A decorrer de 7 a 11 e de 21 a 25 de julho, a UFP TEEN é constituída por um conjunto de atividades de caráter científico-pedagógico, desportivo e ainda de visitas de estudo, permitindo que, no ato de inscrição, o participante escolha as atividades de acordo com as suas preferências. O valor da taxa de participação contempla as atividades científicas, o material para a realização das mesmas, a alimentação (almoço) e o seguro.
 
Desporto na UTAD
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro recebeu o Congresso de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde, evento comemorativo dos 25 anos do Curso de Desporto na UTAD, de 1 a 3 de maio. Na iniciativa foram apresentados projetos de investigação ligados às áreas da saúde e desporto, numa organização do Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde, da Escola de Ciências da Vida e do Ambiente e o apoio do Centro de Investigação Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano.
 
Barreiro: Maio mês de jornadas
A Escola Superior de Tecnologia do Barreiro promove, durante o mês de maio, um ciclo de Jornadas dos cursos de licenciatura em Engenharia Química (decorreu dia 7), Engenharia Civil (dia 14), Biotecnologia (decorre dia 22) e Gestão da Construção (dia 29). A iniciativa tem como objetivo promover as diferentes áreas ministradas pela escola junto da comunidade interna e externa. O programa inclui um conjunto de seminários relacionados com as respetivas áreas de formação, atividades e visitas aos laboratórios.
 
Geodecisão em Setúbal
A Escola Superior de Tecnologia do Barreiro organizou a primeira Conferência Nacional de Geodecisão, a 15 e 16 de maio, juntando decisores, técnicos e investigadores na área da informação geográfica, num momento de reflexão e de divulgação sobre o modo como a informação geográfica deve ser utilizada na tomada de decisão em diferentes áreas de atividade no nosso país. A conferência visou fomentar o debate sobre esta nova realidade e o respetivo contributo das ciências clássicas.
 
ICHCI.jpg
Saúde em Setúbal
A Escola Superior de Saúde de Setúbal recebeu o programa Internacional ICHCI (International Course on Health Care Issues), de 27 de abril a 9 de maio, que este ano incidiu sobre a temática Enabling Client Responsibility in Health Care. O programa foca diferentes temáticas como as dimensões interculturais na área da saúde, a autogestão e autodeterminação, a exclusão social, a pobreza e a qualidade de vida, fomentando a abordagem a novas terapêuticas e aplicação prática dos conteúdos adquiridos e das experiências dos participantes.
 
Erasmus em Setúbal
A Escola Superior de Tecnologia de Setúbal recebeu, entre 30 de abril e 3 de maio, 46 estudantes e 11 docentes de diversos países, que participaram no Erasmus Intensive Programme, sendo o programa composto por uma formação intensiva especialmente dedicada ao tema Steganography and Digital Investigations. A inicitiva visou a promoção do intercâmbio de estudantes a nível internacional, a partilha de ideias, experiências e conhecimentos entre si, focando áreas como a segurança, esteganografia e investigação digital através de diferentes atividades desenvolvidas nos laboratórios da instituição.
 
Educação em Leiria
Investigação, Práticas e Contextos em Educação foram as temáticas em foco, a 9 e 10 de maio, na Conferência Internacional da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, iniciativa que visou colaborar no avanço da teoria e da prática em educação, através do debate sobre desafios e soluções para os mais diversos contextos educativos. A conferência procurou dar resposta à necessidade crescente de encontrar espaços e dinâmicas de divulgação de projetos.
 
Internacionalização
O Instituto Politécnico de Leiria organizou, de 5 a 9 de maio, a Semana Internacional, dinamizando diversas atividades nas suas cinco escolas, com o objetivo de promover a partilha de saberes e culturas, bem como a internacionalização do Instituto. O programa englobou iniciativas que visaram conhecer outras nacionalidades, a sua gastronomia, língua, hábitos e cultura, através de aulas abertas, seminários, workshops, palestras, conferências, exposições, entre outros. A iniciativa reuniu docentes, não docentes e estudantes que já estiveram a estudar fora de Portugal, contando igualmente com os contributos e experiências dos diversos visitantes estrangeiros que irão estar no Instituto em mobilidade internacional.
 
Robô Bombeiro
O Instituto Politécnico da Guarda vai promover, no próximo dia 5 de julho, mais uma edição do concurso Robô Bombeiro. Trata-se de um concurso de robótica que põe à prova pequenos robôs móveis e autónomos com a missão de encontrar e apagar um incêndio. O regulamento pode ser consultado em http://robobombeiro.ipg.pt/
 
Psicogerontologia em Beja
O IV Seminário Ibérico de Psicogerontologia - Visão Interdisciplinar do Envelhecimento decorre no Auditório da Escola Superior de Educação do Politécnico de Beja, 27 de maio. A organização foi do Mestrado de Psicogerontologia Comunitária.
 
Edição Digital - (Clicar e ler)