A Fundação Santander Portugal realiza, durante dois dias uma ação imersiva sobre o futuro da educação em Portugal. O projeto "Horizontes da Educação" estará nos dias 14 e 15 de maio, no Técnico Innovation Center, em Lisboa.
O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) vai reabilitar a Escola Básica 2/3 de Santa Luzia em Elvas para ampliar o projeto da Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE). A decisão surge depois do Governo ter aprovado, em Conselho de Ministros, uma resolução que autoriza a instituição a assumir encargos de até 5,7 milhões de euros.
O Politécnico de Santarém, em parceria com a Câmara de Óbidos, o Parque Tecnológico e o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos. abre, em setembro, um curso superior em Jogos Eletrónicos e Competições Desportivas Digitais, no concelho de Óbidos.
Um projeto com coordenação científica do Politécnico de Leiria quer criar um sistema inteligente de apoio à adesão terapêutica para tornar a toma da medicação mais segura, autónoma e monitorizada, disse a investigadora Marisa da Costa Gaspar.
O investigador Paulo Pereira foi reeleito, a 13 de maio, reitor da Universidade Nova de Lisboa com 15 votos, mais do que na eleição realizada no ano passado, que foi contestada arrastando o processo até agora.
A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Leiria aprovou uma moção de apoio à transformação do Politécnico de Leiria em universidade, considerando ser uma “oportunidade histórica” de reforçar o ensino superior público na região Centro.
O novo reitor da Universidade de Évora (UÉ), António Candeias, considera que o subfinanciamento crónico do ensino superior em Portugal, “condiciona o presente e o futuro” destas instituições públicas.
A promoção de uma reflexão estratégica sobre o futuro da saúde é um dos objetivos das jornadas da Universidade de Évora (UÉ) dedicadas ao setor, que se realizam, no início de junho, na cidade.
O novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) foi aprovado, dia 8 de maio, na Assembleia da República com os votos da direita, a oposição de toda a esquerda e a abstenção do PAN e do JPP. O documento seguirá agora para a Presidência da República. Depois de o receber, António José Seguro terá 20 dias para o homologar, devolver à Assembleia da República ou enviá-lo ao Tribunal Constitucional.
“Vozes Eméritas da Universidade de Évora” é o novo livro editado pela academia alentejana. A obra reúne testemunhos e reflexões de 17 professores eméritos que marcaram profundamente a história académica da instituição. A apresentação decorreu no dia 6 de maio, na Sala dos Docentes do Colégio do Espírito Santo.
O Conselho Científico do i2A, do Politécnico de Coimbra (IPC), acaba de tomar posse. Este órgão integra representantes das diferentes estruturas de investigação do IPC.
As eleições para o cargo de presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) realizam-se a 11 de junho. Isso mesmo revela o edital agora publicado.
As investigadoras do Politécnico de Leiria, Joana Cruz e Sandra Neves, estão a desenvolver o projeto ‘SCALE UP’. O objetivo é melhorar a resposta a pessoas com doenças respiratórias crónicas.
Os orçamentos das universidades da Madeira e dos Açores vão ter um reforço de 10% no ano letivo 2027-2028, indicou a secretária de Estado da Ciência e Inovação, sublinhando que o objetivo é atingir 30% de majoração.
António Candeias foi eleito, no dia 30 de março, novo reitor da Universidade de Évora (UÉ). A tomada de posse será a 11 de maio.
O Ensino Magazine, no âmbito do seu 28.º aniversário e a Universidade da Beira Interior, por ocasião do seu 40.º aniversário, inauguram dia 8 de maio, pelas 10h00, na Faculdade de Ciências da Saúde, as exposições de aguarelas “Mulheres Naturalistas do Passado” e “Histórias da Natureza”. Os trabalhos são da autoria da investigadora e docente do ensino superior, Luísa Ferreira Nunes. A mostra estará patente até ao dia 5 de junho.
O Jardim Municipal de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, recebe a “AtivaMente + Saudável”, uma iniciativa que promove a realização de atividades ao ar livre para a população sénior.
A ministra da Educação moçambicana destacou no passado dia 5 de maio o estatuto “muito especial” da Língua Portuguesa ao contribuir para unidade nacional entre as 24 línguas locais, quando se assinala o dia mundial do idioma.