A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 88 situações de abandono escolar no corrente ano letivo até 31 de dezembro de 2025 no âmbito da Operação Escola Segura, anunciou no dia 13 de janeiro a força de segurança.
A Universidade de Évora está a acolher o projeto Digitálias, uma iniciativa de investigação artística do Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA), que cruza a arte multimédia, tecnologia digital e intervenção social, com o objetivo de capacitar mulheres sobreviventes de violência doméstica, promover a igualdade de género e sensibilizar a comunidade para este grave problema social.
A Universidade da Beira Interior (UBI) acaba de instalar o novo Centro Europe Direct Beira Interior no seu Polo I, espaço que funcionará como ponto de contacto entre os cidadãos e a União Europeia durante os próximos cinco anos. A infraestrutura pretende fornecer informações e organizar atividades que aproximem a comunidade local do projeto europeu. A inauguração coincide com o 40.º aniversário da adesão de Portugal à CEE.
A Universidade da Beira Interior (UBI) acolheu o teste-piloto da plataforma ‘Peercards - Web Platform for Peer Learning and Aware Introduction of Artificial Intelligence in Teaching’, uma ferramenta online desenhada para promover a aprendizagem colaborativa com apoio da Inteligência Artificial.
O projeto Zimbral for LIFE, coordenado pela Universidade de Évora, já envolveu, desde 2022, 1400 participantes, em 39 ações de educação e 19 de voluntariado. Os números foram agora divulgados pela Universidade de Évora. “Até setembro de 2028 o projeto tem programadas novas ações de formação para professores e atividades de educação ambiental em diferentes territórios, incluindo a Grande Lisboa, o Zimbral do Parque Metropolitano da Biodiversidade, no Seixal, e a cidade de Évora, que acolhe a coordenação do projeto. Nestes contextos, crianças e jovens serão convidados a descobrir o valor ecológico do habitat Zimbral Dunar, promovendo um sentimento de pertença e responsabilidade pela sua conservação”, reforça a academia.
O projeto BioMask, liderado por Shujoy Chakraborty, da Universidade da Madeira, foi distinguido com o prémio Best Paper Award no congresso mundial IASDR 2025, que decorreu em Taipei entre 2 e 5 de dezembro de 2025. O trabalho premiado descreve o desenvolvimento de uma máscara 99% biodegradável, criada através de uma investigação interdisciplinar em design circular. O evento, realizado em Taiwan, é considerado um dos mais prestigiados encontros científicos internacionais na área do design.
A Universidade da Beira Interior (UBI) viu dez projetos e ideias inovadoras serem aprovados na 7.ª edição do Programa PROMOVE, uma iniciativa, desenvolvida pela Fundação "la Caixa" em parceria com a FCT, focada na sustentabilidade e no impacto social no Interior de Portugal. A UBI destaca-se como líder nas categorias de Projetos-Piloto e Ideias Inovadoras, com propostas que vão desde a saúde pública à valorização de recursos endógenos.
Os três reitores das Universidades de Évora (Hermínia Vilar), Algarve (Alexandra Teodósio) e Nova de Lisboa (Paulo Pereira), que integram a Associação Interuniversitária do Campus Sul, reuniram-se no passado dia 16 de janeiro, na Universidade de Évora, com o objetivo de definir linhas estratégicas de atuação futura para a Associação.
O Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) realiza o seu XXI Colóquio e o I Congresso Internacional de Educação nos dias 26 e 27 de fevereiro. O evento, sob o tema ‘Aprender na Era Digital: Inovação Pedagógica e Inteligência Artificial’, focará o impacto da inteligência artificial e da inovação pedagógica nos sistemas educativos. O encontro decorrerá na Sala do Senado, no Campus da Penteada, e pretende fortalecer redes de colaboração entre profissionais nacionais e internacionais.
Com 543 hectares de olival no Alentejo, a Casa Relvas é o primeiro produtor a ostentar o ‘selo’ do Programa de Sustentabilidade do Azeite (PSA - numa parceria da OLIVUM – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, com sede em Beja, com a Universidade de Évora), que reconhece as suas boas práticas sociais, ambientais e económicas.
Sofia Craveiro, jornalista formada pela Universidade da Beira Interior, conquistou a primeira edição do Prémio ‘Mário Soares, Liberdade e Democracia’, galardão, atribuído pela Assembleia da República, que distingue trabalhos que promovem os valores democráticos e a formação de uma opinião pública plural. A repórter foi premiada pela investigação “Arquivos de media: memória sem garantia de preservação”, publicada na plataforma Gerador.
A Universidade da Madeira (UMa) formalizou a sua participação na Aliança para a Investigação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia da Longevidade Saudável em novembro de 2025. A parceria liga instituições de ensino superior da China e de países de língua portuguesa para enfrentar os desafios globais do envelhecimento populacional. O acordo prevê o desenvolvimento conjunto de projetos de I&D e a partilha de infraestruturas científicas avançadas.
A Universidade da Beira Interior (UBI) integra um consórcio internacional dedicado a promover a igualdade de oportunidades para estudantes vulneráveis no Ensino Superior. A iniciativa faz parte do Projeto ‘Derecho a la igualdad de estúdios universitários por los grupos más vulnerables’ (EDUDER), financiado pelo programa ERASMUS+, que reúne 19 universidades ibero-americanas.
O Centro de Química da Madeira (CQM) integra o projeto FOCUS-4R, classificado em primeiro lugar no concurso ERA Talents do programa Horizonte Europa. A iniciativa visa reforçar a capacidade científica das Regiões Ultraperiféricas (RUP) no setor biomédico através de parcerias internacionais de longo prazo. O consórcio, iniciado em setembro, reúne 11 parceiros de países como França, Espanha e Noruega durante um período de 48 meses.
A Universidade da Beira Interior (UBI) iniciou este mês os trabalhos do Observatório de Inteligência Artificial no Jornalismo (OBIAJOR), uma iniciativa pioneira dedicada ao panorama ibérico. O projeto visa analisar o uso da IA nos media e desenvolver soluções tecnológicas específicas para órgãos de informação locais. Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o observatório conta com um investimento de 230 mil euros para os próximos três anos.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação esclareceu no dia 20 de janeiro que a recente orientação enviada às escolas para o preenchimento dos sumários faz parte do novo sistema de informação que permitirá contabilizar o número de alunos sem aulas.
O ministro adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, afirmou no dia 20 de janeiro que “257 professores treinados, formados, que estavam em funções administrativas, foram devolvidos às escolas” na sequência da reforma que eliminou 300 cargos de dirigentes.
A OCDE vai monitorizar a reforma do Ministério da Educação, Ciência e Inovação durante dois anos, anunciou no dia 20 de janeiro o ministro, que explicou que o objetivo é garantir uma supervisão independente do processo com base nas “melhores práticas internacionais”.