O número de alunos que concluiu o ensino secundário em 2024/2025 diminuiu 10,7 pontos percentuais face ao ano anterior, o que pode explicar a diminuição de colocados na 1.ª fase no concurso ao ensino superior.
A Universidade de Évora (UÉ) conseguiu desenvolver modelos de linguagem de Inteligência Artificial (IA) em português, que atingem níveis de desempenho comparáveis aos das grandes tecnológicas globais, indicou, no dia 20 de abril, à Lusa o Professor Catedrático Paulo Quaresma.
Especialistas alertam que se confunde a presunção de inocência dos acusados de assédio com presunção da mentira de quem acusa, na sua maioria mulheres alvo de “descredibilização permanente”.
A sedução e o assédio sexual são coisas distintas e sem “confusão possível”, porque no segundo caso falta reciprocidade e sobra incómodo, alertam investigadores.
Pesadelos, nevoeiro mental, apagões “de ficar sem saber onde estava”: Sofia (nome fictício) passou de estudante de doutoramento a trabalhadora numa fábrica, sente-se “torturada” e “destruída” após cinco anos de assédio moral do orientador.
Num lugar ‘inóspito’, dois ‘astronautas’ saem momentaneamente da ‘estação espacial’ para explorar a área em busca de indícios de vida, numa missão a Marte em que o resto da equipa segue cada movimento à distância.
A Fundação Calouste Gulbenkian "soube, ao longo de décadas, fazer o que faz falta” em Portugal, escolhendo áreas de intervenção com impacto decisivo, mas o seu percurso ficou também marcado por polémicas e tensões internas, segundo o sociólogo António Barreto.
A Universidade de Évora vai promover, no próximo dia 21 de abril de 2026, pelas 14h15, no Anfiteatro 131 do Colégio do Espírito Santo, a conferência intitulada “Da Revolução à Constituição: 50 anos da Constituição de 1976 — Memória, Transformação e Futuro da Democracia”.
O reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira, foi hoje eleito presidente no Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), sucedendo a Paulo Jorge Ferreira, de Aveiro, que ocupava o cargo desde 2023.
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e a associação VOST Portugal formalizaram um protocolo de colaboração que estabelece uma cooperação nas áreas da proteção civil, tecnologia, inovação e sistemas de informação.
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) iniciou uma nova edição do Curso Pré-Universitário (CPU), dirigida a estudantes provenientes da América Latina, reforçando a sua estratégia de internacionalização.
Os 20 finalistas da primeira edição dos prémios bienais criados em homenagem ao pintor e ceramista Manuel Cargaleiro já estão selecionados divulgou a Fundação.
Os pais podem declarar no IRS, no leque das despesas de educação, os gastos com o alojamento dos filhos em residências de estudantes, ainda que os valores não decorram de um contrato de arrendamento, esclarece a administração fiscal.
O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) questionou a criação de duas novas universidades nas zonas de Leiria e do Porto, atualmente politécnicos, criticando a alteração da natureza das instituições antes de aprovado o novo regime jurídico.
O ministro da Educação, Fernando Alexandre, admitiu no dia 13 de abril que as refeições escolares têm causado “pressão” sobre as autarquias e prometeu que este será um aspeto a rever “se possível já no próximo ano letivo”.
O advogado Ricardo Sá Fernandes foi, dia 13 de abril, eleito presidente do Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, e considerou que a crise que atingiu a instituição no último ano está ultrapassada.
As provas-ensaio do 4.º, 6.º e 9.º anos arrancam a 14 de abril para testar o formato digital em que irão realizar-se as avaliações externas a partir do final de maio e garantir que os alunos estão familiarizados com a plataforma.
A Universidade de Évora (UÉ) acolhe, até dia 16 de abril, um congresso europeu dedicado às pastagens e forragens, contando com a participação de mais de 360 especialistas oriundos de 34 países, divulgado a 13 de abril pela academia alentejana.