O ex-reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), Mário Raposo acaba de ser distinguido com o título de professor emérito daquela academia com sede na Covilhã.
A Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE), distrito de Portalegre, vai lecionar uma nova pós-graduação em Tecnologias Digitais e Ambientais nas Ciências Agrárias, a partir de março, anunciou o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).
O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) e as suas associações de estudantes estão a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as pessoas afetadas pela passagem da depressão Kristin.
A Universidade de Évora acolheu, no dia 30 de janeiro, o Encontro da Rede Nacional de Escolas Doutorais (RNED).
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) tem para este ano, um orçamento de 32,2 milhões de euros (ME), aprovado, por unanimidade, pelo Conselho Geral.
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra está a acolher temporariamente quinze cavalos que foram retirados do centro hípico por precaução, devido ao risco de inundação, na sequência da passagem da depressão Kristin.
A Universidade de Évora (UÉ) acolheu, nos dias 29 e 30 de janeiro, um encontro internacional do projeto PRO-PHY-EDU – Intervention Programme to Improve the Promotion of School Success in Physical Education.
O escritor José Luís Peixoto, com obras traduzidas em mais de 30 línguas, foi distinguido, no dia 29 de janeiro, com o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2026, atribuído pela Universidade de Évora (UÉ), divulgou a academia alentejana.
As instituições de ensino superior poderão voltar a exigir apenas uma prova de ingresso, segundo um diploma aprovado, dia 29 de janeiro, em Conselho de Ministros, que acaba com a obrigatoriedade de os alunos realizarem, pelo menos, duas provas.
A Universidade de Évora acolheu, no passado dia 27 de janeiro, no Palácio do Vimioso, a sessão e workshop intitulada “Horizonte Europa: Oportunidades Cluster 6”, dedicada à divulgação das principais oportunidades de financiamento europeu nas áreas da alimentação, bioeconomia, recursos naturais, agricultura e ambiente.
A comissão parlamentar de Educação e Ciência, no âmbito da revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), auscultou, dia 27 de janeiro, o Conselho Nacional de Educação (CNE) e a Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP).
A criação de bolsas específicas para estudantes do interior ou mecanismos de ação social escolar (ASE) diferenciados por região são recomendações de investigadores para reduzir a desvantagem de quem vive longe das instituições ou é mais pobre.
A Universidade de Évora é parceira do projeto “Parasitas e Fungos: Fábulas para uma Nova Era”, integrado na programação da Évora_27 – Capital Europeia da Cultura, disse ao Ensino Magazine aquela academia. O projeto cruza ciência, literatura e performance artística para promover novas formas de pensar a relação entre os seres humanos, a natureza e o território.
A integração do Agrupamento de Escolas Almeida Garrett na Rede de Escolas Associadas da UNESCO reforça o compromisso com uma educação que valoriza cada pessoa e promove o diálogo intercultural. Num contexto em que a multiculturalidade do Agrupamento cresce de forma contínua, espelhando a riqueza humana das famílias que o compõem, torna-se vital criar espaços onde todas as vozes possam ser escutadas e reconhecidas. É com esta intenção que dinamizamos oficinas criativas, centradas na arte, na palavra e no encontro com o outro.
Há já algum tempo que não fazíamos o balanço para sabermos se estivemos perante um bom ano cinematográfico. E 2025 teve de tudo. Bons filmes, dos maus a história não vai rezar e perdas de grandes vultos da 7ª Arte. Fomos referindo alguns ao longo do ano, lembraremos outros neste reinício. Mas, primeiro, os filmes.
Obra Poética (Assírio & Alvim), de António Ramos Rosa (1924-2013), terceiro volume da obra completa, com organização de Luís Manuel Gaspar e posfácio de Rosa Maria Martelo, colige as publicações entre 1997 e 2013, da “poética profundamente ancorada na imanência” através de “uma energia vital” consubstanciada no grande sol interior: “Uma ténue corola solar oscila sobre a página Ela sugere-nos tudo /o que não sabemos”.
O livro “Auto-Transportes do Fundão - um caso de longevidade empresarial na Beira Interior”, da autoria de Eva Nuno Esteves e Pedro Marques Silva, recorda uma das emblemáticas empresas rodoviárias da zona centro do país. Com edição da RVJ Editores, a obra resulta da dissertação de Mestrado de Eva Nuno Esteves, em Empreendedorismo e Criação de Empresas, onde a autora procurou “perceber os motivos para a sua longevidade. Mas este era o pretexto, útil, para fazermos o que nos motivava e que era investigar a longa história desta empresa que povoava o nosso imaginário”.