A Ordem dos Economistas, através do Colégio de Especialidade de Economia e Gestão Empresariais (CEGE), em parceria com o Grupo GesBanha, acaba de lançar a 1.ª edição do EmpreendeEconomy, um programa de capacitação empreendedora que visa apoiar os membros da Ordem dos Economistas no desenvolvimento e viabilização de ideias de negócio.
A Subcomissão Académicos do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) reuniu-se, este mês, no Politécnico de Castelo Branco (IPCB) num encontro que contou com a presença da vice-presidente do CCISP, Ângela Lemos, e do presidente do IPCB, António Fernandes.
Pedro Miguens Matutino, docente no Politécnico de Lisboa, tomou posse no dia 9 de janeiro, como novo Presidente do Conselho de Representantes (CR) para o mandato 2025/29.
Cláudia Sarrico, secretária de Estado do Ensino Superior, visitou o Politécnico de Castelo Branco (IPCB), no âmbito de uma agenda dedicada ao contato direto com instituições de ensino superior e ao conhecimento da sua realidade académica e científica.
O Politécnico de Lisboa tem a decorrer, até 31 de janeiro, o Concurso Público para a conceção, montagem e desmontagem do stand institucional a utilizar na Futurália, o maior evento dedicado à educação do nosso país, que anualmente é visitado por 80 mil pessoas e onde o Ensino Magazine também marcará presença.
Os estudantes da Licenciatura em Engenharia de Sistemas Informáticos (LESI), nos regimes laboral e pós-laboral, do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) desenvolveram uma aplicação informática de apoio à Loja Social, no contexto das Unidades Curriculares de Projeto Aplicado e Aplicações Móveis.
O Conselho Geral do Politécnico de Lisboa (IPL), em estreita articulação com a presidência da instituição, acaba de lançar o Projeto IPL2033. A aposta passa por pensar estrategicamente o futuro do Instituto Politécnico de Lisboa, através da realização, ao longo do ano letivo 2025/2026, de um conjunto de iniciativas. É através desses encontros de reflexão, nas diferentes escolas do IPL, que se procura responder à questão central: o que pretendemos que seja o IPL daqui a oito anos?
A equipa “Falidos Mas Informados”, constituída por estudantes da Licenciatura em Finanças do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) venceu a competição Hackathon “Programação Low Code em OutSystems”, promovido pelo IPCA, no âmbito do projeto APNOR Digit’all, no Fórum Braga, no dia 14 de janeiro.
O Politécnico de Castelo Branco (IPCB) recebeu recentemente a visita de Pedro Dominguinhos, Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num encontro dedicado à monitorização dos projetos financiados por fundos europeus em curso na instituição.
O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) tem abertas, até ao dia 2 de fevereiro, as candidaturas ao seu Doutoramento em Engenharia da Digitalização, numa parceria desenvolvida, no âmbito da Universidade Europeia RUN-EU, em conjunto pelo IPCA, o Politécnico de Leiria (IPL) e a Technological University of the Shannon (TUS) na Irlanda.
A Clínica Pedagógica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Politécnico de Castelo Branco (ESALD-IPCB) vai promover programas de exercícios para a população com problemas de equilíbrio relacionados com alguma doença do movimento como sequelas de Acidente Vascular Cerebral, Esclerose Múltipla, Parkinson ou outras, e para pessoas com fibromialgia. Os programas serão orientados por fisioterapeutas, incluindo licenciados e alunos de fisioterapia.
O Politécnico da Guarda, no âmbito da Universidade Europeia de que faz parte – UNITA – acolhe, nos dias 14 e 15 de abril de 2026, um encontro com especialistas das áreas da biotecnologia, saúde e inovação científica, na sua primeira conferência internacional.
O Conselho Geral do Instituto Politécnico de Castelo Branco aprovou por unanimidade o regulamento e o calendário eleitoral para a eleição do futuro presidente da instituição. A reunião onde esta e outras questões foram decididas teve lugar no dia 8 de janeiro, nos serviços centrais do IPCB.
O Politécnico de Portalegre acolheu, este mês, investigadores do Núcleo de Pesquisa Aplicada e Inovação (Brasil) e dos centros locais de investigação VALORIZA e CARE, para um Seminário, onde foi anunciada a aprovação de dois projetos internacionais de investigação, que contam com a participação do Politécnico de Portalegre, a saber: “Laboratórios de Tecnologias para Sustentabilidade (LTS)”, com financiamento superior a um milhão de euros, e “Soluções de Microgeração Sustentável para Resiliência Energética, Ciências na Comunidade e na Escola”, que reafirmam a instituição como entidade parceira de referência, na investigação em desenvolvimento sustentável.
A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) realizou a primeira edição dos Encontros de Gestão Cultural, a 17 de dezembro, tendo reunido cerca de 80 participantes. Sob o mote ‘Praticar cultura em comum’, o evento promoveu debates sobre mediação, acessibilidades e o papel das instituições culturais no território. A iniciativa cruzou perspetivas de estudantes, profissionais e comunidades para analisar os desafios atuais do setor.
O Politécnico de Portalegre vai disponibilizar 567 camas em alojamento estudantil, disse ao Ensino Magazine o presidente da instituição, Luís Loures. Aquele responsável explica que em setembro do ano passado, o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, inaugurou a Residência Universitária da Abrunheira, em Portalegre composta por oito blocos, com 44 apartamentos e reúne condições para alojar 203 estudantes.
A história e o processo de produção das oito gárgulas executadas em calcário das pedreiras de Porto de Mós, instaladas na sede dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo (Lisboa), e que constituem uma das obras referenciais da longa carreira do artista plástico alcobacense José Aurélio, está agora disponível em livro.
A Associação Académica do Instituto Politécnico de Leiria (AAIPLeiria) formalizou a sua constituição, unificando as anteriores associações de estudantes das cinco escolas da instituição. André Pereira tomou posse como o primeiro presidente da estrutura, que representa cerca de 15 mil estudantes junto dos órgãos de gestão e municípios. A nova associação pretende ser uma voz única e reivindicativa, focada em problemas como o alojamento e os transportes.