Cerca de 52 mil alunos conseguiram colocação numa instituição de ensino superior através do concurso nacional de acesso, que terminou com mais 6718 colocados do que no ano passado. Conheça os resultados da terceira e última fase.
China- Poemas do erotismo suave (Guerra & Paz), tradução, prefácio e notas de António Graça de Abreu (n. 1947, Porto), um dos nossos mais destacados sinólogos, apresenta-nos uma recolha da grande tradição chinesa erótica e literária da antiguidade aos dias de hoje, num livro também ilustrado com gravuras de época.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) acaba de contratualizar a abertura de 1036 vagas com Universidade Aberta, Universidade de Lisboa, Universidade Politécnica de Beja e Universidade Politécnica de Setúbal, para a profissionalização em serviço de professores.
A Universidade Politécnica de Beja (UPBeja) realizou, no passado dia 9 de outubro, uma Aula Aberta sobre «(Cyber)Bullying em idade escolar: Estratégias práticas para Escolas, Técnicos e Famílias». A iniciativa foi dinamizada por Luís Fernandes, psicólogo e especialista em projetos de combate ao bullying em contexto escolar.
A Universidade Politécnica de Santarém (UPSantarém) acolheu quatro eventos da aliança europeia ACE²-EU, entre 28 de setembro e 1 de outubro. Os eventos são um “marco para a aquela academia portuguesa e constituiu uma demonstração inequívoca do seu compromisso com a construção da aliança europeia”, disse ao Ensino Magazine a UPSantarém.
O investigador da Universidade Politécnica do Cávado e do Ave (UPCA, Bruno Barbosa Sousa, é integra o 2026 do World’s Top 2% Scientists, disse ao Ensino Magazine aquela instituição.
A Universidade Politécnica de Setúbal (UNIPS) acolheu, nos dias 8 e 9 de outubro, o encontro anual do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, disse ao Ensino Magazine aquela instituição.
A Universidade Politécnica de Coimbra (UPCoimbra) vai coordenar o projeto europeu ResSuDSCita – Resilient and Sustainable Drainage Systems for Cities, disse ao Ensino Magazine aquela instituição.
A Universidade Politécnica de Beja (UPBeja) tem abertas até 20 de outubro, as candidaturas à 3.ª fase do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Turismo de Fronteira e Eurocidade, para o ano letivo 2026/2027.
A reitora da Universidade Politécnica de Coimbra (UPCoimbra), Cândida Malça, apresentou algumas das linhas da Estratégia de Investigação, Inovação e Valorização do Conhecimento da instituição, no âmbito do Horizonte 2035.
A Universidade Politécnica de Portalegre (UPP) realizou, a 15 de setembro, a terceira edição do evento anual de acolhimento aos novos docentes, Welcome Teachers.
A Universidade de Leiria e Oeste (ULO) está a implementar o projeto Smilight. Um programa, desenvolvido por investigadoras da ULO que procura dar resposta a pessoas com demência através de uma solução tecnológica com atividades terapêuticas personalizadas, que podem ter o apoio da inteligência artificial.
O Serviço de Psicologia da Universidade da Madeira (SPUMa), no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, assinalado a 10 de outubro, realizou com recurso às Práticas WellBEING UMa, uma iniciativa que pretende levar mensagens de bem-estar ao quotidiano da nossa comunidade académica.
A Universidade da Madeira está a promover, entre 30 de outubro e 14 de dezembro, o ciclo de conferências “ReflexõES”. A iniciativa, da responsabilidade do Conselho Pedagógico Universitário, tem como objetivo “promover uma cultura de reflexividade partilhada entre docentes, estudantes e investigadores, capaz de transformar a experiência pedagógica quotidiana em matéria de aprendizagem coletiva e de desenvolvimento institucional”.
A Universidade da Beira Interior (UBI) está entre as melhores academias internacionais, segundo a classificação obtida recentemente em dois rankings. De acordo com a UBI, 26 investigadores seus integram o “World’s Top 2% Scientists”, prestigiado ranking elaborado pela Universidade de Stanford (EUA), em colaboração com a editora Elsevier. O anúncio foi feito pela academia.
A «Expo’98», o advento da televisão privada e a construção de infraestruturas. Estas são apenas algumas marcas fortes da inesquecível década de 90, que Pedro Boucherie Mendes analisa ao detalhe no seu último livro.
O presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Diogo Braz, considera que há instituições do Ensino Superior em Portugal que continuam sem cumprir com o estatuto de estudante-atleta.
Professores e estudantes da Universidade de Dar es Salaam, na Tanzânia, vão reforçar a formação em língua e cultura portuguesas, num projeto apoiado pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e pelo Instituto Camões, anunciou a instituição de ensino moçambicana.