Há casos, comprovados, de quartos de 10 metros quadrados, para dois estudantes, em pisos com corredores em que habitam cerca de 60 alunos de ambos os sexos, com apenas uma casa de banho de resposta. Certamente que também haverá o inverso. Mas é nos que agora referi que as instituições de ensino superior portuguesas se devem focar, de modo a garantir as melhores condições de habitação aos seus alunos que vão para Erasmus.
Na sequência de um protocolo entre o Município de Ponte de Sor e o Politécnico de Portalegre, os estudantes dos CTeSP em Programação Ágil e Segurança de Sistemas de Informação e em Desporto e Atividade Física passam a contar com uma nova opção de residência na cidade onde estes cursos são lecionados.
O Politécnico de Portalegre realizou, a 3 de outubro, a primeira aula do seu doutoramento em Economia Circular, desenvolvido em parceria com a Universidade de Évora. Este programa destaca-se pela sua ligação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e pela abordagem multidisciplinar, que integra áreas como ambiente, economia, inovação e produção.
O V Festival Internacional de Clarinete de Castelo Branco, que decorre na cidade albicastrense, entre 24 e 26 de outubro - e que tem o apoio do Ensino Magazine - , é no entender do seu diretor artístico “o melhor e mais importante da Península Ibérica e um dos melhores do mundo”.
Cousas de Folgar e Gentilezas (Assírio &Alvim), edição de Graça Videira Lopes, “uma edição do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende”, obra publicada e 1516, é uma recolha monumental de poesia de vários matizes e autores onde cabem “riso, amor e política” numa antologia que recolhe “a poesia de circunstância, satírica, erótica ou as trovas morais” da época.
«Ideias simples para uma escola feliz» (Ed. RVJ) é o título do livro que reúne os contributos de 21 autores, onde se incluem alguns dos principais investigadores nacionais e internacionais do setor educativo, com a particularidade de contar com o derradeiro artigo de Manuel Sérgio antes do seu falecimento. A apresentação nacional do livro coordenado por João Ruivo, e que teve o apoio do Município de Idanha-a-Nova, aconteceu ao final da tarde do passado dia 11 de setembro, no auditório 2 do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IU-UL).
O Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, e o Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Ricardo Gonçalves, entregaram, a 30 de setembro, em Matosinhos, os prémios Selo Estudante-Atela.
Logo a seguir à publicação das últimas Bocas, começou um tempo horribilis para o cinema. Neste curto espaço de tempo uma plêiade de actores de mão cheia desapareceu: Robert Redford, Claudia Cardinale e mais recentemente Diane Keaton, vão continuar nos seus filmes, apenas. O que é muito, tendo em conta as riquíssimas obras que protagonizaram e, no caso de Redford e Keaton, realizaram. No mesmo período estreou Lavagante, de Mário Barroso, adaptado de um texto de José Cardoso Pires. Tentaremos chegar a todos!
Os Serviços de Ação Social do Politécnico de Lisboa (SAS/IPL) realizaram, no dia 24 de setembro, no Palácio Baldaya, em Benfica, a 1.ª Jornada de Trabalho Interna. O evento reuniu todos os colaboradores com o objetivo de refletir sobre a atividade desenvolvida, definir prioridades e preparar os grandes desafios do serviço até 2029.
O professor e investigador do Politécnico de Portalegre, Rui Alexandre Castanho, participou em diversas reuniões de trabalho na Comissão Europeia, em Bruxelas, e em encontros técnicos complementares em Luxemburgo, centrados na cooperação territorial, sustentabilidade e inovação verde.
Miguel Bastos Araújo, professor catedrático da Universidade de Évora e investigador do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), acaba de integrar o grupo de trabalho responsável pela revisão do regime jurídico das instituições de investigação e inovação, no âmbito da futura Lei da Ciência e Inovação.
A edição deste ano da iniciativa Welcom IPL reuniu mais de 3500 estudantes, sendo que mais de dois mil eram alunos de 1.º ano, nacionais e internacionais das oito escolas do Politécnico de Lisboa. O evento decorreu, no Campus de Benfica, a 3 de outubro e foi promovido, pelo IPL e pela Federação Académica do Politécnico de Lisboa.
O Politécnico de Setúbal acolhe, neste primeiro semestre, 145 estudantes ao abrigo dos programas Erasmus + e da Cooperação Ibero-Americana.
O projeto REVERBDATA, desenvolvido pelos docentes Diogo Alarcão e António Couto Pinto, da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), está a permitir fazer o registo de informações acústicas de uma forma inovadora.
"Estamos prontos para os desafios, para a mudança, para inovar e crescer. O IPS quer continuar a ser um motor de desenvolvimento, um espaço de cidadania e de cultura, e um exemplo de excelência". Foi deste modo que Ângela Lemos, presidente do Politécnico de Setúbal (IPS) sublinhou o papel da academia a que preside na região e no país.
“Cada língua encerra em si aspetos muito ricos da cultura de quem a fala. Aprender outras línguas é também uma forma de enriquecimento pessoal e coletivo”. As palavras são de António Belo, presidente do Politécnico de Lisboa (IPL), e foram proferidas durante a abertura do Festival das Línguas. Na iniciativa, realizada a 25 de setembro, participaram docentes, estudantes, investigadores, representantes de instituições de ensino e associações profissionais celebrou a diversidade linguística e cultural e promoveu o debate sobre o impacto desta distinção ao longo de duas décadas e meia.
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) promoveu, entre os dias 13 e 17 de outubro, a 8.ª edição da IPBeja Erasmus Week, evento que reuniu 72 participantes de 37 instituições parceiras de 20 países. A semana incluiu momentos culturais, workshops, conferências e sessões de partilha de boas práticas, com o objetivo de promover o intercâmbio e a cooperação internacional entre docentes e técnicos.
Mais de 60 jovens do ensino secundário participaram na última edição do programa Inov(A)ção Social, que teve 12 equipas finalistas. No evento, promovido pelo Yunus Social Innovation Center da CATÓLICA-LISBON, em parceria com a Junior Achievement Portugal e com o apoio da Fundação Santander foram apresentadas soluções para desafios sociais e ambientais reais.