Miguel Bastos Araújo, professor catedrático da Universidade de Évora e investigador do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), acaba de integrar o grupo de trabalho responsável pela revisão do regime jurídico das instituições de investigação e inovação, no âmbito da futura Lei da Ciência e Inovação.
A edição deste ano da iniciativa Welcom IPL reuniu mais de 3500 estudantes, sendo que mais de dois mil eram alunos de 1.º ano, nacionais e internacionais das oito escolas do Politécnico de Lisboa. O evento decorreu, no Campus de Benfica, a 3 de outubro e foi promovido, pelo IPL e pela Federação Académica do Politécnico de Lisboa.
O Politécnico de Setúbal acolhe, neste primeiro semestre, 145 estudantes ao abrigo dos programas Erasmus + e da Cooperação Ibero-Americana.
O projeto REVERBDATA, desenvolvido pelos docentes Diogo Alarcão e António Couto Pinto, da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), está a permitir fazer o registo de informações acústicas de uma forma inovadora.
"Estamos prontos para os desafios, para a mudança, para inovar e crescer. O IPS quer continuar a ser um motor de desenvolvimento, um espaço de cidadania e de cultura, e um exemplo de excelência". Foi deste modo que Ângela Lemos, presidente do Politécnico de Setúbal (IPS) sublinhou o papel da academia a que preside na região e no país.
“Cada língua encerra em si aspetos muito ricos da cultura de quem a fala. Aprender outras línguas é também uma forma de enriquecimento pessoal e coletivo”. As palavras são de António Belo, presidente do Politécnico de Lisboa (IPL), e foram proferidas durante a abertura do Festival das Línguas. Na iniciativa, realizada a 25 de setembro, participaram docentes, estudantes, investigadores, representantes de instituições de ensino e associações profissionais celebrou a diversidade linguística e cultural e promoveu o debate sobre o impacto desta distinção ao longo de duas décadas e meia.
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) promoveu, entre os dias 13 e 17 de outubro, a 8.ª edição da IPBeja Erasmus Week, evento que reuniu 72 participantes de 37 instituições parceiras de 20 países. A semana incluiu momentos culturais, workshops, conferências e sessões de partilha de boas práticas, com o objetivo de promover o intercâmbio e a cooperação internacional entre docentes e técnicos.
Mais de 60 jovens do ensino secundário participaram na última edição do programa Inov(A)ção Social, que teve 12 equipas finalistas. No evento, promovido pelo Yunus Social Innovation Center da CATÓLICA-LISBON, em parceria com a Junior Achievement Portugal e com o apoio da Fundação Santander foram apresentadas soluções para desafios sociais e ambientais reais.
A Fundação Santander Portugal entregou, este mês, uma Mesa da Criatividade ao Centro Juvenil Padre Amadeu Pinto, no Monte da Caparica. Deste modo, aquela estrutura de apoio aos jovens e crianças passa a dispor de um espaço onde as ideias ganham forma, as mãos ganham propósito e a imaginação ganha asas. “Aqui, brincar é aprender, e cada gaveta guarda um convite para imaginar o futuro”, diz a Fundação.
Os três projetos vencedores da 1ª edição do concurso Ignition Grants para Investigação Interdisciplinar na NOVA já são conhecidos, disse ao Ensino Magazine e Fundação Santander Portugal, que apoia o concurso.
Joana Santos acaba de ser reeleita presidente do Conselho de Escola da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) para o quadriénio 2025-2029. Joana Santos, que preside o Conselho de Escola há quatro anos, foi reeleita por maioria a 19 de setembro.
O Politécnico do Cávado e do Ave promoveu, este este mês, a General Assembly e a Students Week da RUN-EU. As iniciativas juntaram cerca de 300 participantes provenientes dos dez parceiros europeus que integram a aliança.
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, em Peniche, acolheu, a 6 e 7 de outubro, uma delegação do Instituto Federal do Espírito Santo – Brasil (Ifes), com o objetivo de estreitar relações e reforçar parcerias estratégicas ao nível da formação e investigação, bem como fomentar um ecossistema de inovação que valorize a bioeconomia azul.
Sara Gama, coordenadora do Serviço de Mobilidade e Cooperação Internacional da CESPU e membro da Agência de Mobilidade da RACS, visitou a Universidade de Santiago, em Cabo Verde, no âmbito da primeira mobilidade do Programa MOTUS, no âmbito do projeto Erasmus+ KA171 do Consórcio RACS+.
A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FC-UBI) aderiu à Rede de Cooperação das Escolas Médicas de Língua Portuguesa (CODEM-LP). A instituição junta-se a outras universidades de Portugal, Angola, Brasil, Macau e Moçambique, que também lecionam o curso de Medicina.
A CESPU promoveu, através da sua Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (ESSVA) a atividade “ONE HEALTH: Saúde Global – Sustentabilidade, Natureza e Saúde”. O evento, muito participado, teve a dinamização do Grupo Eco-Escolas.
A Universidade da Beira Interior (UBI) consolidou a sua posição no Times Higher Education World University Rankings (THE WUR) 2026, mantendo-se na faixa 601-800, o que a coloca entre as universidades portuguesas mais bem classificadas, num ano em que foram analisadas 2.191 academias a nível global.
Maria Teresa Nascimento, docente da Universidade da Madeira, acaba de ser distinguida pela Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP), que reconheceu assim o seu contributo para a investigação e valorização da literatura portuguesa. A cerimónia aconteceu no XXX Congresso Internacional da associação, na Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, entre os dias 1 e 5 de setembro.