O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) é a única instituição portuguesa a integrar o doutoramento europeu em Ciência, Tecnologia e Biotecnologia Agroalimentar, curso acreditado pela A3ES por seis anos sem restrições, que visa formar investigadores para a transição verde no setor agroalimentar.
O Politécnico de Setúbal (IPS) é parceiro da iniciativa nacional ‘Educar para a Cidadania: Poupar, um Compromisso com o Futuro’, uma ação, promovida pelo Governo, que visa a promoção da literacia financeira junto dos alunos do Ensino Básico e Secundário.
A presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Maria José Fernandes, apresentou, a 7 de novembro, no Porto, a 21.ª edição do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses. Aquele estudo, coordenado por si e desenvolvido pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA (CICF/IPCA), é um projeto profundamente ligado ao IPCA, idealizado pelo antigo presidente João Carvalho, já falecido. A apresentação integrou uma conferência promovida pela OCC, dedicada à transferência de competências para o poder local.
O Politécnico de Setúbal (IPS) reforçou o seu papel como parceiro técnico no projeto Envolver, focado no desenvolvimento do ecossistema empresarial angolano, financiado pela União Europeia e implementado pelo INAPEM de Angola. Acabado o projeto, a 27 de outubro, em Luanda, foi garantida a sua continuidade, valorizando o papel do IPS, que foi decisivo no desenho e execução da componente técnica e metodológica.
A Escola Superior de Design do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) acaba de ver aprovado o novo Doutoramento em Design em Tecnologias Digitais, cujas inscrições estão abertas até 11 de novembro. Aprovado pela A3ES por seis anos, tem como objetivo proporcionar competências e autonomia em I&D aplicada a problemas reais no domínio do Design em Tecnologias Digitais.
A Associação Portuguesa de Enfermeiros (APE), em parceria com o Politécnico de Setúbal (IPS), através da sua Escola Superior de Saúde, promoveu mais uma edição do Congresso Internacional do Doente Crítico. A iniciativa juntou, entre 6 e 8 de novembro no IPS, cerca de 300 enfermeiros e outros profissionais de saúde.
O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) é parceiro do Campus do Pensamento Industrial e Digital, um projeto inovador inaugurado em Vila Verde, que tem como objetivo aproximar o ensino da indústria, promovendo uma formação mais completa que alia conhecimento técnico, criatividade e humanidades.
A Universidade da Madeira participou, nos dias 23 e 24 de outubro, em Itália, na reunião intermédia do Projeto Erasmus + MathIA. Financiado pelo programa Erasmus+, o projeto é coordenado por Ana Fuensanta, da Universidade de Múrcia, em Espanha e inclui além destas duas academias a Universidade de Pavia e Istituto Comprensivo di Via Angelini, Universidade de La Laguna, Colegio Concertado Vicente Medina, Mayco School of English e a empresa COMENIUS IDI/centro AVENTURINNA iDi.
A Universidade da Beira Interior (UBI) assinala em novembro o Mês da Inovação Pedagógica, uma iniciativa, promovida pelo Gabinete de Inovação Pedagógica (GIP) que convida a comunidade académica a refletir, partilhar e experimentar novas abordagens de ensino-aprendizagem. Sob o lema ‘Inspirar, capacitar e aplicar’, pretende valorizar o trabalho dos docentes e promover o desenvolvimento contínuo.
O reitor da Universidade da Madeira, Sílvio Moreira Fernandes, presidiu à sessão de abertura da iniciativa ROTA DA SAÚDE – Doença, Emoções e Sexualidade: Barreiras e Tabus nas DNME. O evento decorreu, a 6 de novembro, no Edifício da Reitoria, no Colégio dos Jesuítas, e foi organizado pela Associação de Doenças Neuro- Músculo-Esqueléticas da RAM.
A reitora da Universidade de Évora reiterou a importância do curso de medicina para a academia, para a região e para o país. Hermínia Vasconcelos Vilar falava noa sessão solene do Dia da Universidade, a 1 de novembro, onde o Ensino Magazine entregou uma bolsa de mérito a um dos melhores alunos da instituição.
A Universidade da Beira Interior (UBI) aderiu à fase piloto do serviço digital IAedu, um projeto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) que visa democratizar o acesso à Inteligência Artificial (IA) no Ensino Superior e na investigação científica em Portugal. A parceria com a Microsoft Portugal pretende melhorar a qualidade do ensino e da investigação, permitindo uma utilização segura e centralizada da IA.
O Campus Universitário de Gandra recebeu no dia 16 de outubro a VII Edição do PhD Day IUCS 2025, um evento que reuniu estudantes de doutoramento, investigadores e docentes em torno da ciência, da partilha de conhecimento e da reflexão sobre o futuro das carreiras científicas.
Andreia Garcia, da Universidade da Beira Interior (UBI), acaba de ser eleita personalidade do ano, na categoria ‘Arquitetura’, pelo jornal especializado ‘Construir’. Aquele reconhecimento destaca o seu trabalho como curadora da exposição ‘The Future is Now’, no Pavilhão de Portugal na Expo de Osaka.
O Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora (IIFA) assinala, a 20 de novembro, no auditório do Colégio Espírito Santo, o seu Dia, com um encontro sobre Política Científica Nacional. A iniciativa, que tem o apoio do Ensino Magazine, está dividida em duas sessões. Na parte da manhã, após a abertura, são oradores José Ferreira Gomes, antigo secretário de Estado do Ensino Superior; Maria de Lurdes Rodrigues, antiga ministra da Educação; e Helena Pereira, que presidiu à FCT entre 2019 e 2022.
João Monteiro, docente da Universidade da Beira Interior (UBI), colaborou na produção da série portuguesa ‘Espias’ da RTP, sendo o responsável pela modelação em CAD 3D do Boeing 314. A colaboração do docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica surgiu após a produtora encontrar o modelo numa galeria internacional de trabalhos 3D, tendo Monteiro realizado alterações para que fosse compatível com as aplicações informáticas da produção televisiva.
Carlos Cortes afirma que «podemos ter mais 10 ou 20 universidades de Medicina, mas de pouco ou nada serve, se os médicos formados não saírem para o SNS.» O bastonário da Ordem dos Médicos refere que estes profissionais são «muito pressionados para produzirem e mostrarem números», o que lhes retira tempo para a «humanização» do seu trabalho.
Lavagante (Relógio d´Água), de José Cardoso Pires (1925-1998), reedição da novela de um “encontro desabitado”, na prosa cristalina, requintada e cinematográfica de um dos maiores escritores do século XX português, num país sufocado pela ditadura, relato funesto do triângulo amoroso entre um médico, uma jovem universitária e um figurão do regime.