O número de alunos do ensino obrigatório e pré-escolar voltou a aumentar, sendo mais de 1,6 milhões, mas também há mais crianças a chumbar ou a abandonar a escola no 2.º ciclo.
As candidaturas ao Prémio Primus Inter Pares decorrem entre 1 de setembro e 31 de outubro. Este ano serão atribuídas cinco bolsas para mestrados em universidades portuguesas, no valor de 10 mil euros cada uma. A condição socioeconómica dos candidatos passa a ser também um dos critérios avaliados.
Mariana Campos, Tomás Oliveira, Miguel Vila Cova, Tomás Soares e Leonor Moreira são os cinco estuidantes que entraram no Politécnico do Cávado e Ave com notas mais elevadas. As classificações variam entre os 19,15 e os 16,4 valores.
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) vai abrir candidaturas para uma nova pós-graduação em Gestão de Programas e Fundos Europeus, ‘online’ e destinada a capacitar profissionais de organismos públicos, empresas, associações e organizações do terceiro setor.
O Presidente da República promulgou, no dia 26 de agosto, o diploma que extingue organismos do Ministério da Educação, exprimindo reservas em relação às atribuições das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e à extinção da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
O presidente do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), Luís Loures, considera que a alteração das regras de acesso ao Ensino Superior coloca em causa a coesão territorial e prejudica os alunos de famílias mais desfavorecidas.
A reitora da Universidade de Évora (UÉ), Hermínia Vasconcelos Vilar, defende a realização de um estudo para apurar as causas da diminuição de alunos candidatos na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.
A Escolas do 3.º Ciclo do Ensino Básico podem proibir os alunos de utilizarem o telemóvel nos espaços escolares. Isso mesmo revelam as "Recomendações às escolas para a operacionalização das regras e recomendações sobre o uso de smartphones nos espaços escolares" que foi enviado às escolas e agrupamentos de escolas.
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) colocou 490 novos estudantes na 1.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. 387 estudantes foram colocados na primeira opção, disse ao Ensino Magazine a instituição.
O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) acolheu, na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, 203 novos estudantes distribuídos pelas suas 14 licenciaturas, destacando-se que em duas delas as vagas foram integralmente preenchidas logo nesta etapa inicial.
O Politécnico da Guarda (IPG) é um ator fundamental para o desenvolvimento num território de baixa densidade. Isso mesmo refere o seu presidente, Joaquim Brigas, após a divulgação dos resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, em que o IPG colocou 278 novos estudantes.
"A Universidade da Madeira é uma excelente escolha para os estudantes continuarem estudos no ensino superior". As palavras são do reitor da instituição, Sílvio Fernandes, e foram publicadas numa carta enviada à comunidade académica na sequência dos resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.
Com mais de 65% dos estudantes colocados em 1ª e 2ª opções, o Politécnico de Portalegre vê preenchidas a totalidade das vagas num terço das suas licenciaturas, e reforçado o seu posicionamento enquanto 1ª opção para a maioria dos seus futuros estudantes. Isso mesmo revela a instituição em nota enviada ao Ensino Magazine.
O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) colocou 550 novos alunos na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA), Desses, 483 entraram em 1.ª opção, o que para a instituição é um sinal claro da confiança e preferência dos candidatos pelo IPCA.
O Politécnico de Setúbal (IPS) vai acolher nos seus campi 717 novos estudantes neste ano letivo, de acordo com os resultados já conhecidos da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA). "Com 1217 vagas a concurso, a instituição de Ensino Superior alcança assim uma taxa de ocupação próxima dos 60 por cento, quebrando um ciclo de crescimento que se mantinha desde 2018", disse ao Ensino Magazine o IPS.
O Politécnico de Leiria colocou 1411 novos estudantes na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Cerca de 70% dos candidatos escolheram a instituição como primeira opção.
A Universidade da Beira interior (UBI) preencheu 1214 vagas na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Este é o sétimo ano consecutivo que a academia sediada na Covilhã ultrapassa os 1200 alunos colocados nesta fase.
A Universidade de Évora preencheu 1193 vagas na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, o que corresponde a uma taxa de ocupação de 87%. A reitora, Hermínia Vilar, fala em resultado sólido.